quinta-feira, 17 de abril de 2014


Deputado Vilalba junto com os Trabalhadores
Rurais

 Em sua visita ao sertão do Pajeú, o Deputado Vilalba teve uma série de reuniões com lideranças dos trabalhadores rurais nas instalações do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Sertânia, onde também participou de um almoço de confraternização promovido para a troca de experiências e levantamento de demandas da área.

A ideia é fazer um levantamento completo da situação do campo e gerar um diagnóstico das necessidades das famílias envolvidas na agricultura familiar. “Precisamos desenvolver projetos de apoio com assistência técnica ao pequeno agricultor para que ele saia da situação de apenas plantar para a subsistência. É importante que produza excedentes que possam ser comercializados, mas para isso, precisa de ajuda e orientação para preparar a terra com os melhores adubos e insumos, além de acompanhar a variação climática para efetivar as correções químicas necessárias”, afirmou Vilalba.

Esse tema abordado pelo Deputado é estratégico para a agricultura familiar no Brasil. Não adianta apenas distribuir a terra ou garantir a posse, se as famílias ali instaladas não tiverem acesso a financiamento e tecnologia para se integrarem a uma economia de mercado na produção de excedentes. A terra não pode ser usada apenas para a subsistência em pleno século 21, onde a escassez de comida e a pressão por aumentos de produtividade é cada vez mais feroz.
 Esse é um ponto que vem merecendo a atenção do parlamentar que busca fomentar a mudança do estereótipo, imagem pré-concebida, criado do trabalhador rural do sertão que é o de alguém que está sempre em dificuldades e com baixa capacidade de produção. Estão aí os resultados obtidos em Israel, através da irrigação por gotejamento e da dessalinização da água, entre outras tecnologias, que permitem que aquela terra, como disse Deus nas Escrituras Sagradas, seja um lugar que mana leite e mel.



 
Fatima Coimbra
Jornalista - DRT 1387-PE
Assessoria de Imprensa
Fones: 
(81) 9277 0062  / ( 81) 9858 4726



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário