quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Gasto com educação perde peso e transporte ganha força na inflação

Gasto com educação perde peso e transporte ganha força na inflação
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
11/01/2012 | 09h49 | Preços




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Agora, produtos como o chuchu e serviços como o barbeiro, por exemplo, não serão mais levados em conta. Imagem: Ana Amaral/DN/D.A Press/Arquivo
Imagem: Ana Amaral/DN/D.A Press/Arquivo

A partir do próximo mês, o IPCA, a inflação oficial do país, passa a ser medida com base em uma nova estrutura de pesos, o que segundo o IBGE vai refletir melhor as mudanças nos hábitos da sociedade.
A inflação passará a ser ponderada por uma cesta de consumo mais recente, que foi revelada na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008/2009 e que já apontou a influência mais intensa da tecnologia no cotidiano das famílias brasileiras.
Antes, a pesquisa se baseava em outro padrão de consumo estudado cinco anos antes, e que ainda levava em conta itens hoje não tão comuns nos lares, como a máquina de costura, por exemplo.
Agora, produtos como o chuchu e serviços como o barbeiro, por exemplo, não serão mais levados em conta na hora de calcular a inflação do pais. Outros produtos como o tradicional chope, que antes eram pesquisados apenas no Rio de Janeiro, passarão a ser incorporados na categoria “outras bebidas alcoólicas”.
Por outro lado, o acesso à internet quase triplicou seu peso no índice, ao passar de 0,1104 para 0,3177, na nova pesquisa. O mesmo não acontece com o velho filme de máquina fotográfica e flash descartável, que para o instituto já não afeta o bolso do consumidor.
Veja como ficam quem ganha e quem perde nos grupos que compõem o índice:


Alimentação e Bebidas (era 23.2985 e vai para 23.1237)
Habitação (era 13.2323 e vai para 14.6169)
Artigos de Residência (era 3.9447 e vai para 4.6758)
Transportes (18.7713 para 20.5421)
Saúde e Cuidados Pessoais (10.7652 para 10.7652)
Despesas Pessoais (10.5213 para 9.9421)
Educação (7.2758 para 4.3735)
Comunicação (5,2756 para 4.9631)


Da Agência O Globo


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