terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SUPER POSTAGEM: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO AÇAÍ

AÇAÍ

AÇAÍ: COMA SEM MEDO 
 
Você sabia que o açaí é um poderoso antioxidante e pode auxiliar até na perda de peso?

Além de ser delicioso, o açaí é também é uma fruta muito nutritiva!
O açaí na tigela é uma tradição que começou na praia, depois foi para as academias e para as ruas.
No início era mais consumido por esportistas, principalmente os surfistas, que depois de horas no mar, saiam cansados e famintos. Mais tarde, o açaí acabou virando moda e hoje é consumido por milhares de pessoas preocupadas com a saúde, sendo indicado na prevenção de inúmeras doenças e podendo até auxiliar na perda de peso.

PODEROSO ANTIOXIDANTE
O açaí é considerado uma das frutas mais nutritivas da Amazônia. É rico em lipídios, tendo um valor energético 2 vezes maior que o do leite. Contém bastante quantidade de vitamina E, sendo um poderoso antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres. Tem grande quantidade de fibras, o que favorece o trânsito intestinal. Tem proteínas, fundamentais na recuperação e construção muscular. Contêm bastante cálcio e potássio, o que fortalece os ossos e evita as cãibras. Possui vitaminas A, B1, B2, C, D e E . Além disso, o açaí é um dos alimentos mais ricos em ferro, o ferro auxilia na oxigenação das células do sangue, evitando a anemia, e ajuda no fortalecimento muscular.
Um dos mais importantes nutrientes do açaí possui chama-se antocianinas, uma substância antioxidante que ajuda no combate ao colesterol e aos radicais livres As antocianinas são pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides, sendo estes responsáveis pela cor do açaí. Esse nutriente assegura melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de depósito de lipídeos, causadores da arteriosclerose. Por causa dela recomenda-se tomar um cálice de vinho tinto por dia. Mas o açaí tem 33 vezes mais antocianina do que a uva!
O óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos de boa qualidade, com 60% de monoinsaturados e 13% de poliinsaturados. Com relação às proteínas, possui teor superior ao do leite (3,50%) e do ovo (12,49%), enquanto o perfil em aminoácidos é semelhante ao do ovo.
Por causa de seus valores nutricionais, o açaí vem despertando o interesse de pesquisadores de todo o mundo. Estudos concluiram que este é o ingrediente perfeito para um café da manhã reforçado, para começar o dia cheio de energia. Por ser uma fruta tão completa e rica em ferro, fibras, fósforo, minerais, gordura vegetal, cálcio, potássio e vitaminas, parece que o açaí foi encomendado pela geração saúde e desenvolvido em laboratório por nutricionistas!

PRESENTE EM TODAS AS DIETAS

Quem tem problemas com excesso de peso, deve sim ficar atento à quantidade de açaí consumida, pois embora possua gorduras de boa qualidade, seu valor calórico acaba ficando elevado. Mas essa gordura alimenta e sacia, podendo ser útil num plano de perda de peso. O maior problema calórico nas tigelas de açaí são certamente o xarope de guaraná adicionado e a quantidade de granola acrescida, que, ricos em açúcar, aumentam o valor calórico da tigela, e não saciam a fome como o fruto em si. A dica é tomar o suco com a polpa de açaí batida com fruta, excluindo o xarope e a granola. Dessa forma pode e deve ser consumido até para quem deseja perder peso, dentro, é lógico, de um plano alimentar específico.

Para quem quer desfrutar do sabor do açaí sem culpa, a seguir veja a sugestão de duas receitas bem leves:
- MOLHO DE AÇAÍ PARA SALADA: Tem apenas 69 calorias e leva azeite, vinagre balsâmico, limão, sal e, claro, polpa de açaí.
- MOUSSE DE AÇAÍ: A mousse é preparada com iogurte natural desnatado, gelatina em pó sem sabor, adoçante e polpa de açaí. É só bater e pronto. Todas as qualidades nutritivas do açaí em apenas 135 calorias por porção.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:
Cada 100g de polpa de açaí contém aproximadamente:
Calorias: 349 Kcal
Proteínas: 13g
Carboidratos: 36g
Lipídios: 17g
Fibras: 34g
Sódio: 56,4mg
Cálcio: 286mg
Ferro: 26mg
Fósforo: 227mg
Potássio: 932mg
Magnésio: 174mg
Vitamina C: 17mg
Vitamina E: 45mg


Por : Fernanda Scheer

Fonte: Centro de Medicina Integrada 

 +

Nutrição
  Açaí: caloria do bem

A fruta nativa da Região Norte contém um alto valor nutricional e é a campeã brasileira no combate aos radicais livres. No entanto é preciso bom senso no consumo porque ela é bastante calórica













Uma fruta característica da Região Norte do Brasil, e bastante procurada por quem pratica exercícios físicos, vem conquistando cada vez mais os adeptos de uma vida saudável e, principalmente, as pessoas preocupadas em cuidar da saúde. O açaí, de sabor naturalmente amargo (na versão concentrada, consumido nas grandes cidades, ele se torna mais suave), tem sido objeto de inúmeras pesquisas científicas cujos resultados apontam para um elevado valor nutricional. Quem aprecia a fruta concentrada ou in natura não imagina que o seu consumo garante uma boa quantidade de vitaminas e de antioxidantes, que atuam diretamente na eliminação dos radicais livres, responsáveis pela prevenção de doenças e do envelhecimento.
Segundo a nutricionista Elaine Martins Bento, diretora da Associação Paulista de Nutrição (Apan), o açaí é rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E e minerais, como ferro, fósforo, cálcio e potássio. Também contém fibras e alto teor de antocianinas, que são os antioxidantes. "Além de ser um excelente repositor energético, beneficia o trânsito intestinal, pelo aporte de fibras", diz a médica. A alta concentração desses nutrientes vem chamando a atenção dos cientistas e as mais recentes pesquisas têm rendido à fruta a fama de ser a campeã brasileira nesse quesito.
De acordo com a engenheira de alimentos Eliana Ribeiro, professora da Escola de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, SP, o açaí possui elevado teor de antocianinas (1,02 g/100 g de sólidos secos). "Elas garantem melhor circulação sangüínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de gordura."

Nutritiva, mas calórica
 

Os benefícios do açaí são maiores quando a fruta é consumida pura do que em forma de polpa (a mais utilizada no preparo do "açaí na tigela"). Mas a versão mais popular não deve ser desprezada. "Quanto mais aditivos contiver a composição do concentrado menor será o efeito da fruta em si", avisa a nutricionista Elaine Bento.
Embora sejam inegáveis os benefícios do açaí para a saúde, ele é uma fruta bastante calórica. "Tem 247 cal. em 100 g", alerta Elaine. Se por si só já é calórico, a visão na tigela, que contém guaraná e outras frutas, torna-se mais perigoso para quem quer perder peso. "Quando a polpa é associada a outros ingredientes, aumenta o valor calórico, porém somam-se os benefícios dos outros alimentos", diz a diretora da Apan.

Consumo em alta
 



Com a proximidade do verão, cresce a venda de tigelas de açaí, sobretudo no litoral. Como não existe uma freqüência indicada para o consumo, o que reina é o bom senso, levando em consideração principalmente a dieta de cada pessoa e a prática ou não de atividades físicas. "Por ser um alimento de elevado teor calórico ele é mais indicado para pessoas que realizam exercícios e adotam uma alimentação equilibrada", afirma a professora Eliana Ribeiro. Mas isso não significa que quem está brigando com a balança deve passar longe dele. Em vez de comer uma tigela com todas as frutas complementares a que tem direito, o que, na verdade, agrega mais sabor ao alimento, pode-se optar apenas pelo concentrado de açaí, ou então pelo seu suco. Ou seja, com sabedoria, é possível aproveitar todos os benefícios nutricionais dessa fruta brasileira sem colocar o peso em risco.

Atenção para a qualidade da fruta
 

Recentemente foi noticiado que diversas pessoas foram infectadas com a doença de chagas depois do consumo do suco natural de açaí na região amazônica. A nutricionista da Apan, Elaine Bento, diz que a ligação do suco com a doença, segundo pesquisas, está no ato de o barbeiro fazer um ninho nas folhas da árvore ou no próprio cacho. "Assim, quando é realizada a colheita, o inseto é levado junto e triturado com a fruta na produção da polpa", explica. A engenheira de alimentos Eliana Ribeiro, do Instituto Mauá de Tecnologia, confirma que, nessa situação, o inseto transmissor da doença integrou-se à mistura e, como ela foi consumida sem tratamento térmico, isso permitiu a transmissão do mal. "Se a polpa for tratada, a forma ativa do inseto é destruída", afirma. Segundo ela, a vantagem de se consumir o açaí processado é que ele é pasteurizado para garantir maior tempo de vida útil. "Com isso, o elemento transmissor da doença, se estiver eventualmente presente, será destruído", completa. Por isso, a nutricionista Elaine Bento faz um alerta: "Antes de comprar o suco ou derivados da fruta é necessário se certificar que houve pasteurização (procedimento para esterilização pelo aquecimento e esfriamento rápido do líquido) no processo. Na dúvida, é melhor não adquirir o produto, pois só o congelamento não é capaz de matar o protozoário."
Clique e veja a receita
Sobremesa gelada light



+


É verdade que o açaí é uma das frutas mais calóricas que existem?

por Giovana Tiziani
Não é, não. Só para comparar, 100 gramas da fruta têm em média 65 calorias. É o mesmo que 100 gramas de manga ou de maçã, e bem menos que 100 gramas de banana (105 calorias), de abacate (162 calorias) ou do supercalórico tamarindo (230 calorias). Mas de onde vem a má fama do açaí? "O que torna o açaí consumido nas lanchonetes bastante calórico é a adição de outros ingredientes no preparo da polpa, como açúcar e xarope de guaraná", explica o químico Hervé Rogez, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e autor do livro Sabor Açaí. O famoso açaí "na tigela", popular na Região Sudeste, é preparado justamente com essa polpa turbinada. E com uma agravante: muitas vezes, o açaí vem acompanhado de outras delícias, como banana e granola, que aumentam muito o total de calorias (dê uma conferida na tabela abaixo). Mas não entre na neura de ficar contando calorias que nem louco. Vale a pena comer açaí de vez em quando, porque ele é supernutritivo. "Primeiro, o açaí tem ação antioxidante - ele é tão bom quanto o vinho par retardar o envelhecimento. Segundo, sua gordura é saudável, semelhante à do azeite de oliva, e faz bem ao sistema cardiovascular", afirma a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição, de São Paulo. Sem contar que a fruta é rica em fibras, manganês, cobre, cálcio, magnésio, proteínas e potássio. Uma última curiosidade sobre a fruta é que seu modo de consumo no Norte e Nordeste do país é bem diferente. Nessas regiões, suco de açaí é misturado à farinha de mandioca ou tapioca. O produto final é um mingau meio doce, que os nortistas adoram comer com peixe frito.

Tigela turbinada Acompanhamentos do açaí engordam a sobremesa preferida da geração saúde Porção de 200 gramas (tigela pequena) - Açaí sem açúcar ou xarope
Calorias - 130
Como queimá-las* - Andar 20 minutos de bicicleta
Porção de 200 gramas (tigela pequena) - Açaí batido com xarope de guaraná
Calorias - 320
Como queimá-las* - Andar 45 minutos de bicicleta ou jogar pingue-pongue por uma hora
Porção de 200 gramas (tigela pequena) - Açaí batido com xarope e banana
Calorias - 420
Como queimá-las* - Andar 1 hora de bicicleta ou subir uma escada correndo por 25 minutos
Porção de 200 gramas (tigela pequena) - Açaí batido com xarope, banana e granola
Calorias - 570
Como queimá-las* - Andar de bicicleta por 1h20 ou jogar futebol por 1h10
*Atividade calculada para uma pessoa com 70 kg.
Fontes: Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar (www.equilibriumonline.com.br/dicasalimpode1.htm); Cooperativa do Fitness (www.cdof.com.br/nutri1.htm) e Hervé Rogez, químico e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA).






 Revista Abril

Usado também para a beleza das mulheres:


 



 Todas as imagens da Internet



?QUER MAIS?
?



Curativo à base de açaí estimula a cicatrização
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
 Pesquisa



Dono de conhecidas e importantes propriedades nutricionais, o açaí acaba de receber um novo aval da ciência. Um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP) descobriu que o óleo do fruto tem alto poder regenerativo e, por isso, está sendo utilizado no desenvolvimento de um curativo de polivinilpirrolidona (PVP). Esse tipo de curativo, com aspecto gelatinoso e conhecido como hidrogel, já é bastante utilizado em países como o Japão e os Estados Unidos, mas sem nenhum aditivo. Como é rico em água — boa para a hidratação de ferimentos sem grudar —, a pesquisadora Ana Carolina Ribeiro resolveu melhorá-lo adicionando o óleo de açaí, repleto de ácidos graxos essenciais, como o ômega 3, 6 e 9. Assim, ele se torna mais eficaz no estímulo à cicatrização de ferimentos.

Segundo a especialista, esses ácidos graxos são utilizados nos processos de regeneração cutânea por possuírem ação bactericida, aumentarem a permeabilidade da membrana celular, promoverem mitose e proliferação celular e auxiliarem no debridamento da pele (limpeza). O açaí também possui grande quantidade de vitaminas, minerais e antocianinas (responsáveis pela cor). As antocianinas estão presentes em quantidade 10 vezes maior que nas uvas vermelhas. Isso é extremamente importante, pois são elas as responsáveis por fazer o vinho ser tão famoso pelos benefícios à saúde — devido à ação antioxidante e de combate os radicais livres.

“Essa composição do óleo de açaí fornece grande poder de regeneração do tecido epitelial, por meio da ação antioxidante, hidratante e reguladora de lipídeos e estimulante do processo de cicatrização”, explica Ana Carolina. Ela conta que que o hidrogel enriquecido com o composto da fruta é posto em contato com a pele como se fosse uma máscara. O maior desafio da pesquisa foi unir os elementos aparentemente impossíveis de conectar — a água e o óleo. Foi aí que o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) entrou. A pesquisadora utilizou radiação controlada para unir as moléculas e, com isso, formou uma rede que conectou os dois elementos. “Quando submetido à radiação, o PVP fica com a consistência de uma gelatina endurecida”, descreve.

De acordo com a especialista, o processo permitiu moldar o curativo no formato desejado e, conforme a dose de radiação, propiciou até a esterilização. Outro benefício foi a consistência final do curativo, que fez com que o óleo ficasse preso dentro do hidrogel, sendo liberado apenas quando em contato com a pele. “Pelo meu estudo, tivemos liberação por até 24h”, diz. Esse tempo permite que o curativo seja trocado apenas uma vez por dia e permaneça eficaz.

Medicinal
Segundo a nutricionista da Amil Patrícia do Socorro e Silva, o “vinho” do açaí — quando ele é deixado de molho na água, despolpado e misturado, transformando-se em um suco grosso — é uma das formas mais conhecidas do fruto. Ela sustenta que, embora seja um alimento riquíssimo nutricionalmente, ele é cercado por crenças populares muitas vezes equivocadas. Uma delas é quanto ao seu alegado alto teor de ferro — provavelmente, pela cor roxa, que lembra outros alimentos fontes de ferro. “Alguns estudos demonstram que o açaí é pouco expressivo como fonte de ferro, mas altamente energético e excelente fonte de ácidos graxos essenciais — gorduras poli e monoinsaturadas —, que favorecem adequado controle de colesterol e renovação celular. Esse fato explica a consistência oleosa do fruto”, salienta.

Patrícia conta que a alta concentração de compostos fenólicos, principalmente os flavonoides (substâncias antioxidantes), confere ao fruto a característica de alimento funcional, devido à capacidade desse compostos de captar os radicais livres e, consequentemente, de atuar na prevenção de doenças cardiovasculares e circulatórias, do câncer, do diabetes melito e do mal de Alzheimer. “Estudos mais recentes demonstram também efeitos positivos na prevenção do câncer gástrico, especificamente, por combater a infecção por Helicobacter pylori, bactéria que pode causar a lesão de células gástricas”, afirma.

Para a especialista, é importante salientar que sucos e polpas preservam suas propriedades, podendo se transformar em excelentes fontes de antioxidantes. Também por essas características, ela destaca, o açaí pode colaborar de forma positiva no tratamento de algumas doenças dermatológicas, como acne e dermatite atópica, além de tratamentos antienvelhecimento (que estão, na maioria das vezes, relacionados a processos inflamatórios).

“A grande concentração de ácidos graxos essenciais e de antioxidantes do açaí confere, portanto, enormes benefícios na prevenção e no auxílio no tratamento de diversas doenças”, conclui. Ainda assim, faz-se necessário o incentivo a novas pesquisas, avalia, utilizando o açaí como uma forma de alcançar novas alternativas terapêuticas, principalmente, por ser um fruto de origem e cultivo, exclusivamente, nacional.

A professora da Universidade de Brasília e especialista em frutos regionais Veronica Cortez Ginani conta que o valor nutricional do açaí varia conforme o tipo e a forma de processamento. A principal fonte energética do açaí é proveniente da porção de gordura. Os ácidos graxos presentes são, principalmente, o oleico, o palmítico e o linoleico, com funções variadas no organismo humano, participando do metabolismo, como na síntese de hormônios, além de possivelmente estarem envolvidos na reparação de tecidos.



Do Estado de Minas



SE GOSTOU DA POSTAGEM, DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO, 
OBRIGADO!.



Nenhum comentário:

Postar um comentário