quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Blog da Folha - Ana Arraes


O DIA D  

Ana Arraes contra seis concorrentes ao TCU

alt

Por Manoel Guimarães
Da Folha de Pernambuco

Após quase dois meses de rumores, o Tribunal de Contas da União (TCU) conhecerá hoje seu futuro integrante. Sete candidatos estão em campanha e é a Câmara dos Deputados que decidirá, através de votação secreta, marcada para as 9h. São seis deputados e um auditor do TCU disputando voto a voto. Ontem, inclusive, a Comissão de Finanças e Tributos da Casa aprovou as candidaturas. Os deputados Ana Arraes (PSB-PE), Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Átila Lins (PMDB-AM) são apontados como os mais fortes. Também estão na disputa os deputados Damião Feliciano (PDT-PB), Milton Monti (PR-SP) e Vilson Covatti (PP-RS) e o auditor Rosendo Severo, patrocinado pelo PPS.

No plenário, cada um terá 15 minutos para apresentar seus argumentos e pedir votos da tribuna. Só depois será iniciada a votação. A previsão é que o resultado seja conhecido às 14h, antes da sessão ordinária, na qual deverá ser votada a Emenda 29, que regula as despesas com a Saúde. Por conta deste debate, a previsão é de comparecimento de mais de 450 parlamentares.

Para os postulantes, a véspera da eleição foi de muito corpo a corpo, em busca de votos. O grupo que apoia Ana Arraes circulou com adesivos e broches pelo plenário e na Comissão de Finanças e Tributos. Segundo Bruno Araújo (PSDB), o favoritismo na disputa é da socialista, que deverá ter em torno de 200 votos. “A candidatura de Ana cresceu a passos largos com a entrada do governador Eduardo Campos no processo. Quando Aldo se lançou, ele tomou ar de favorito nas 48 horas seguintes, mas a entrada de Eduardo inverteu a lógica. Aldo diminuiu de tamanho e hoje a favorita é Ana”, analisou o tucano.

Ontem, uma reunião do colegiado de líderes do DEM decidiu orientar o partido a votar em Aldo Rebelo. O pernambucano Mendonça Filho divulgou em seu Twitter que seguirá a orientação, enquanto Augusto Coutinho manterá seu voto para Ana Arraes. Já a bancada evangélica fechou com a socialista. Segundo o deputado Anderson Ferreira (PR), cerca de 40 parlamentares integram essa bancada. “Trouxemos o presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), José Wellington, que convenceu a todos nós. Foi um passo fundamental. E deputado João Campos, que é presidente da Frente Parlamentar Evangélica, que reúne mais de 70 deputados, também esteve lá”, contou.

À noite, a socialista participou de três jantares com parlamentares de diversas bancadas, um deles promovido no apartamento de Wolney Queiroz (PDT), um dos coordenadores da campanha de Ana Arraes. “Foi um dia muito agitado, de muito corpo a corpo. Conseguimos aumentar os 150 votos que já tínhamos. Nada está decidido, mas Dona Ana está na frente”, arriscou o pedetista.
Fonte: Folha de Pernambuco




Nenhum comentário:

Postar um comentário