De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS) falta pouco para Pernambuco dar um importante passo na área científica de investigações criminais, inaugurando seu laboratório de DNA forense. A expectativa do órgão é que o espaço fique pronto até o dia 31 de dezembro deste ano. A novidade será instalada em uma área contínua da SDS, na rua São Geraldo, no bairro de Santo Amaro, em Recife. “Os equipamentos já foram comprados e estamos na fase de licitação do prédio que vai abrigar o serviço”, explicou o diretor da Policia Científica, Francisco Sarmento.
Por nota, a SDS informou que o investimento feito para a compra dos equipamentos necessários para a montagem do laboratório foi em torno de R$ 1,2 milhão. Cerca de 90% dos materiais já teriam sido entregues ao Estado. Entre as máquinas adquiridas estão sequenciadores, termocicladores, fizer nil (utilizado na analise de ossos), entre outros. “Essa tecnologia serve para dar mais celeridade aos laudos periciais. Vamos fazer essa implementação, sobretudo, para ganharmos agilidade na nossa rotina. Para situações especiais, como acidentes aéreos, sempre criaremos situações especiais”, disse o diretor da Polícia Científica.
Com a inauguração do laboratório, serão beneficiados os serviços de elucidação de crimes, identificação de criminosos sexuais e identificação humana. Com isso, a SDS acredita que irá, também, combater diretamente a criminalidade, especialmente os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que é o principal objetivo da política de segurança pública do Estado.
Para o avanço tecnológico acontecer, o projeto executivo da obra de construção do laboratório, orçada em R$ 1,5 milhão, será entregue pela empresa contratada à SDS na próxima semana. Após a aprovação da Unidade de Arquitetura e Engenharia da Secretaria de Defesa Social, a construção será licitada. Acredita-se que o documento seja analisado em cinco dias úteis.
Da Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário