terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Volta às aulas com mais 180 mil carros nas ruas do Recife

Trânsito
Volta às aulas com mais 180 mil carros nas ruas do Recife

Com o retorno às aulas, nesta quarta-feira (1), CTTU promete fiscalização rigorosa para ordenar o tráfego no entorno das unidades de ensino

Publicado em 31/01/2012, às 08h28
Do JC Online
 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
A partir desta quarta-feira (1), 30% dos carros do Recife voltam a circular com o início do ano letivo nas escolas particulares. Isso significa 180 mil veículos a mais na rua, numa cidade cuja frota tem cerca de 600 mil automóveis.        Ler mais>>>


A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) promete fiscalização rigorosa para ordenar o tráfego no entorno das unidades de ensino. Haverá também campanha educativa para que motoristas respeitem as faixas de pedestres e pais e filhos a utilizem.
Trinta agentes estarão de olho, principalmente, nos condutores que fizerem fila dupla, estacionarem em local proibido e realizarem paradas irregulares. “Vamos fiscalizar grandes corredores que concentram escolas como as Avenidas Rui Barbosa, na Zona Norte, João de Barros, no Centro, e a Rua Padre Carapuceiro, na Zona Sul”, explica o gerente de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu.
Ele ressalta que as duas primeiras semanas de aulas são as mais complicadas no trânsito porque os pais demoram nas despedidas dos filhos e fazem questão de deixá-los dentro da escola. “É natural, pois as crianças passaram muito tempo em casa. O problema é que os pais descem do carro, abrem a mala para tirar as mochilas. Terminam complicando o tráfego”, observa Irineu. O gerente informa que as faixas de pedestres estão sendo retocadas desde o início do ano. O trabalho deve terminar em fevereiro.
Em 11 escolas do Recife a CTTU colocará, além dos agentes, arte-educadores para estimularem o uso da faixa de pedestre. Panfletos para os adultos e cartilhas para as crianças serão distribuídos. A ação faz parte da campanha Dê preferência à vida: Segurança é na faixa. O trabalho será realizado no entorno dos colégios Damas, São Luís, Agnes, Sagrada Família, GGE, Salesiano, Fazer Crescer, Motivo, Atual, Boa Viagem e Santa Maria.
A campanha prevê também a apresentação de uma peça de teatro sobre a importância da faixa de pedestre. A Escola Municipal Darci Ribeiro, na Caxangá, será a primeira a receber a enquete, no próximo dia 6. Outras 49 unidades da rede municipal de ensino terão a mesma atividade. Colégios particulares que desejarem receber a peça deverão entrar em contato com a CTTU pelo e-mail educatransito@recife.pe.gov.br.
Moradora da Boa Vista, a aposentada Rosilda Lins reclama que a maioria dos motoristas não respeita a faixa de pedestre. Ela frequentemente atravessa a Avenida Manoel Borba com o neto de 1 ano. O local fica a cerca de cem metros da Escola Sensório. “Tem uma faixa de pedestre, mas está apagada faz tempo. Há duas placas, uma de cada lado da rua, indicando que a travessia é de estudantes, mas raramente param para atravessarmos”, lamenta.
Na unidade do Colégio GGE da Rua Benfica, na Madalena, a direção disponibiliza um funcionário para ajudar pais e alunos a atravessarem a rua. Também para orientar os motoristas. “Não é permitido virar à esquerda depois da saída do estacionamento. Conversamos com os pais, mas nem todos obedecem. A rua é de faixa contínua, mas está apagada. Seria ótimo se a CTTU pintasse novamente e colocasse um agente”, diz a diretora Anabelle Veloso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário