terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Produzindo iPhones, na China, a 8 dólares, Apple fecha ano com 100 milhões de aparelhos vendidos

 Produzindo iPhones, na China, a 8 dólares, Apple fecha ano com 100 milhões de aparelhos vendidos

24/01/2012 - Potência



A Apple comercializou nada menos que 100 milhões de aparelhos em 2011. Destes, 70 milhões são de iPhones, comercializado a partir de um preço médio de US$ 600, dos quais, pelo menos US$ 250 são de lucro. A informação é do Business Insider, publicada no jornal americano New York Times. O chocante da reportagem, no entanto, não é a clara dimensão de poder econômico da empresa fundada por Steve Jobs, mas suas cifras quando a questão é a produção desses pequenos notáveis. Nos Estados Unidos, o custo de produção é de US$ 73 por cada aparelho vendido por mais de US$ 500 (No Brasil, alguns aparelhos são comercializados acima dos R$ 1,6 mil). Mas boa parte dos iPhones, na verdade, é produzida fora do território americano, de preferência na China, onde fabricar um desses ′produtos-desejos-de-consumo` custa cerca de US$ 8 (pouco menos de R$ 14).
De acordo com a matéria, como grande parte dos componentes do iPhone são fabricados fora dos Estados Unidos, a importação do material para finalização do aparelho em território americano traria custos desnecessários à Apple, diminuindo a margem de lucro. Una esse fator à dimensão e agilidade das fábricas chinesas e terá a fórmula do sucesso. Para se ter uma ideia, a tela do iPhone, como foi concebido, foi alterado do plano original semanas antes de chegar ao mercado, o que, obviamente, interferiu diretamente nas linhas de montagem. Na China, a mudança foi encarada como um desafio natural e cerca de oito mil empregados, que dormiam dentro de uma das próprias fábricas da Foxconn, foram acordados e colocados para trabalhar durante doze horas seguidas, repondo as telas dos aparelhos, depois de receberem apenas chá e um biscoito, cada. Depois de quatro dias, a unidade já produzia 10 mil aparelos diariamente.



DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
 
 

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