Centro do Recife tem novas regras de carga e descarga
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
16/01/2012 | 07h34 | Regulamentação
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
16/01/2012 | 07h34 | Regulamentação
Começam a vigorar, a partir de hoje, as novas regras da Companhia de
Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) para as operações de carga e
descarga. Para o serviço estão sendo oferecidas 130 vagas rotativas de
Zona Azul, em quatro bairros da cidade (São José, Santo Antônio, Boa
Vista e Recife), com duração máxima de uma hora. Serão permitidos
caminhões de até seis metros de comprimento. No sábado passado, a CTTU
fez campanhas com arte-educadores para orientar os motoristas. Essas
medidas deverão reduzir os impactos no trânsito, pelo menos em relação
ao comprimento máximo dos veículos nos bairros do centro. No entanto,
nada muda em relação aos horários. As operações que deveriam ser
realizadas no horário noturno, poderão ocorrer no horário normal de
funcionamento da Zona Azul, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. E
detalhe: pagando apenas R$1.
O plano de ação da CTTU para o centro da cidade ainda peca em mais dois aspectos fundamentais: o primeiro é o valor da multa, que varia de R$ 53 a R$ 120 para estacionamento irregular, o que é insignificante para o motorista que for flagrado com uma grande carga. O outro, é que apenas o motorista será autuado. A ideia, que não foi colocada em prática era autuar também o dono do estabelecimento e o fornecedor e ainda aumentar significativamente o valor da multa. O novo plano permite ainda que as vagas disponíveis no entorno dos mercados públicos podem ter veículos de até 12 metros. Se levarmos em conta que o entorno dos mercados já é um caos, a liberação de caminhões de até 12 metros não deve trazer melhorias nesses entornos. Apenas nos da Boa Vista e São José o limite é de seis metros.
Durante toda a semana os arte-educadores vão continuar com a campanha de conscientização e quem for flagrado já corre o risco de ser multado. A atividade será realizada nos bairros de São José, Santo Antônio, Boa Vista e Recife, que dispõem de vagas de Zona Azul. As 130 vagas de Zona Azul estão espalhadas em 30 ruas dos bairros centrais. Nessas vias, já liberadas para a operação, houve instalação de sinalização. Para fazer uso do espaço, o motorista ou a empresa do transporte deverá adquirir o talão de Zona Azul nos pontos de venda credenciados pela CTTU no mesmo preço vendido para os carros de passeio.
Anunciado em outubro do ano passado, o plano de operação de carga e descarga ainda não causou impacto entre os comerciantes. Eles tiveram pelo menos três meses para tentar se adaptar às novas regras e aceitar caminhões menores para essas operações. Mas ainda não houve um esforço nesse sentido e é fácil constatar nas ruas que as novas regras ainda não chegaram para eles.
O plano de ação da CTTU para o centro da cidade ainda peca em mais dois aspectos fundamentais: o primeiro é o valor da multa, que varia de R$ 53 a R$ 120 para estacionamento irregular, o que é insignificante para o motorista que for flagrado com uma grande carga. O outro, é que apenas o motorista será autuado. A ideia, que não foi colocada em prática era autuar também o dono do estabelecimento e o fornecedor e ainda aumentar significativamente o valor da multa. O novo plano permite ainda que as vagas disponíveis no entorno dos mercados públicos podem ter veículos de até 12 metros. Se levarmos em conta que o entorno dos mercados já é um caos, a liberação de caminhões de até 12 metros não deve trazer melhorias nesses entornos. Apenas nos da Boa Vista e São José o limite é de seis metros.
Durante toda a semana os arte-educadores vão continuar com a campanha de conscientização e quem for flagrado já corre o risco de ser multado. A atividade será realizada nos bairros de São José, Santo Antônio, Boa Vista e Recife, que dispõem de vagas de Zona Azul. As 130 vagas de Zona Azul estão espalhadas em 30 ruas dos bairros centrais. Nessas vias, já liberadas para a operação, houve instalação de sinalização. Para fazer uso do espaço, o motorista ou a empresa do transporte deverá adquirir o talão de Zona Azul nos pontos de venda credenciados pela CTTU no mesmo preço vendido para os carros de passeio.
Anunciado em outubro do ano passado, o plano de operação de carga e descarga ainda não causou impacto entre os comerciantes. Eles tiveram pelo menos três meses para tentar se adaptar às novas regras e aceitar caminhões menores para essas operações. Mas ainda não houve um esforço nesse sentido e é fácil constatar nas ruas que as novas regras ainda não chegaram para eles.
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