segunda-feira, 3 de outubro de 2011

cartilha sobre assistência ao usuário de crack


Leitores da Folha de Pernambuco recebem cartilha sobre assistência ao usuário de crack


Os leitores da Folha de Pernambuco recebem na edição desta segunda-feira (03), a cartilha "Diretrizes Gerais para Assistência Integral aos Usuários de Crack", elaborada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 3% da população brasileira é usuária desta droga, o que representa 6 milhões de pessoas.
O material traz informações sobre como é produzido o crack, suas consequências e os aspectos gerais do tratamento do usuário de crack. Além disso, um guia de como identificar uma situação de emergência e qual o procedimento. Indica ainda onde procurar ajuda, entre outras informações.
O documento é uma das ferramentas que as entidades médicas colocam à disposição da sociedade no combate ao consumo da droga. A cartilha é um guia dirigido aos profissionais de saúde e à população em geral e pode ser adquirida em unidades de saúde e escolas, por exemplo.
“Esse é um trabalho em conjunto dos Conselhos Regional e Federal de Medicina, e surgiu com discussões do próprio conselho sobre a necessidade de criar diretrizes para mobilizar a sociedade médica por esse flagelo social, que precisa urgentemente ser discutido”, disse a presidente do Cremepe, Helena Maria Carneiro Leão.
Na edição do jornal desta segunda-feira (03), os leitores têm ainda uma segunda cartilha: "SUS em Perguntas e Respostas". Este é um guia prático para entender o Sistema Único de Saúde. A publicação das duas cartilhas foi viabilizada por meio de uma parceria do CFM, Cremepe, Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Secretaria Estadual de Saúde e o jornal Folha de Pernambuco.
Confira dos dois documentos







Da Folha de Pernambuco Digital, com informações da assessoria



Nenhum comentário:

Postar um comentário