quarta-feira, 13 de julho de 2011

Noar alega que aeronave passava por manutenções todas as noites

Quarta, 13 Julho 2011 19h05

Na entrevista coletiva concedida pela Noar no início da noite desta quarta-feira (13), os diretores trataram o acidente como uma fatalidade, alegando que não havia problema com a aeronave, pois a mesma já havia sido submetida a manutenções diárias sempre à noite, quando acabavam as operações, e a inspeções da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e de um órgão europeu de regulamentação de aviação não informado. O avião tentava viajar com peso total de 5.559 kg, 500 kg a menos que a capacidade total. A última inspeção da Anac aconteceu há 20 dias.
Os outros voos da companhia programados para hoje foram cancelados, mas os trabalhos devem ser retomados nesta quinta-feira (14) com quatro viagens programadas. Com as atividades costumeiras paralisadas, todos os funcionários passaram a trabalhar em regime de gerenciamento de crise, realocando os passageiros para outras companhias e prestando serviço a familiares das vítimas.
O diretor de operações, o comandante Marcos Sendin, defendeu a confiabilidade do bimotor LET-410, afirmando que já colocou inclusive pessoas de sua família para viajar. A escolha pelo modelo se deu pela relação custo-confiabilidade, apesar da estatística da Aviation Safety Network, que diz que um em cada dez aeronaves desse modelo já sofreu acidente. Modelos LET-410 são usados normalmente por companhias de pequeno porte para vôos curtos no Paraná e no Rio Grande do Sul.
O piloto Rivaldo Cardoso tinha mais de 15 mil horas de voo total, sendo mil horas no modelo. Já o co-piloto Roberto Gonçalves havia voado por 2 mil horas, sendo 460 no LET-410. A aeronave tinha pouco mais de um ano de uso. A Noar, que vinha operando cerca de 970 voos mensais, terá de diminuir sua oferta, pois passa a contar com apenas um avião.
A aeronave estava tinha seguro que abrange todas as pessoas que estavam no voo. O valor do seguro não foi informado, como também o valor que cada família receberá. A companhia lamentou pelas mortes e afirmou que vai continuar prestando solidariedade às famílias.

Do Folha Digital, com informações de José Accioly, do Blog da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário