terça-feira, 5 de março de 2013

Glicemia aumenta em adolescentes - Diabetes tipo 1 acomete jovens de até 14

Glicemia 
Diabetes tipo 1 acomete jovens de até 14 anos e intriga médicos
Federação Internacional de Diabetes revelou um crescimento de pelo menos 3% no número de casos registrados no mundo anualmente
Publicação: 04/03/2013
O pequeno Eduardo Abras de Sena tinha apenas 2 anos quando apresentou os primeiros sintomas de diabetes tipo 1. A sede incontrolável foi o primeiro sinal de que algo estava errado com o menino. “Ele bebia 200ml de água a cada 20 minutos e começou a urinar com muita frequência”, relembra a mãe de Eduardo, Luciana Barros Abras de Sena. Profissional da área de saúde, a fisioterapeuta logo associou o comportamento do filho ao diabetes. “Fomos ao pediatra e ao endocrinologista pediátrico, que solicitou exame de sangue.”



O resultado revelou glicemia em jejum igual a 498mg/dL, valor cinco vezes maior que o nível limite (99mg/dL). Internado às pressas sob o risco de entrar em estado de coma, o garoto teve os níveis de glicemia estabilizados, mas passou a conviver com uma rotina complexa. Quase dois anos depois do diagnóstico, ele segue uma dieta rigorosa baseada na contagem de carboidratos dos alimentos. Além disso, teve de aprender a lidar com uma média de cinco aplicações de insulina e oito medições de glicose diariamente.

O diabetes tipo 1 acomete principalmente crianças e adolescentes, e é uma das doenças endócrinas e metabólicas mais comuns entre menores de 14 anos, de acordo com estudo divulgado, no início de janeiro, pela Federação Internacional de Diabetes, que revelou também crescimento de pelo menos 3% no número de casos registrados no mundo anualmente.

Diário Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário