Esta noite
Iphan e Fundaj lançam documentários sobre patrimônios de Pernambuco
Primeira exibição acontece segunda-feira, às 19h, no Cinema da Fundação, no Derby
Tiago Cisneiros
Publicação: 19/11/2012
A película traz os destaques arquitetônicos de Goiana, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca (foto). Foto: Alexandre Gondim/DP/D.A.Press/Arquivo
O incentivo à conservação das riquezas materiais e imateriais também é a base do projeto “Conhecer para preservar”, que será lançado hoje, às 19h, no Cinema da Fundação, no Derby. Na ocasião, haverá a exibição de Patrimônio, pra que te quero?, um dos quatro documentários resultantes da iniciativa, que é uma parceria entre o Iphan e a Fundaj. A entrada é gratuita.
Os quatro filmes abordam o conceito de patrimônio e os destaques arquitetônicos de Goiana, Igarassu, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. Segundo Frederico Almeida, do Iphan, os critérios para a escolha dos municípios foram o valor histórico e o atual momento de mudança socioeconômica. “A ideia é alertar a população sobre a importância da preservação”, diz.
Para atingir o grande público, o Iphan e a Fundaj vão distribuir sete mil cópias dos filmes em escolas (escolhidas pela Secretaria Estadual de Educação) e instituições públicas. A intenção das entidades é dar sequência ao projeto. “Já temos mais de 50 horas de gravação, com as quais podemos abordar, por exemplo, o patrimônio gastronômico e arqueológico”, diz a diretora da Massangana Multimídia (produtora ligada à Fundaj), Fátima Accetti.
Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário