quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Eduardo Lopes aponta desafios para gestores de cidades

Eduardo Lopes aponta desafios para gestores de cidades
Senador disse que prefeitos devem olhar prevenção de desastres
Publicado por Redação PRB em 29/11/2012 às 8h00
  Brasília (DF) -O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) chamou a atenção, em pronunciamento no Senado, para as transformações urbanas e as carências de infraestrutura nos municípios, que representam desafios para os prefeitos eleitos em 2012. Urbanização acelerada, envelhecimento da população e falta de prevenção contra desastres foram alguns dos problemas que, conforme ressaltou o parlamentar, constituem responsabilidades crescentes para os gestores municipais. 


- O vertiginoso processo de urbanização observado nas últimas seis décadas não foi, infelizmente, acompanhado por um simultâneo planejamento da expansão das nossas cidades. Muito pelo contrário, as cidades brasileiras, mesmo as de pequeno porte, apresentam sérios problemas de falta de planejamento e de ocupação precária e irregular do solo urbano - sublinhou.

Automóveis

Eduardo Lopes criticou o fato de as cidades brasileiras serem "criadas para automóveis". Para ele, merecem apoio projetos de renovação urbana que garantam mobilidade para pedestres e ciclistas e estimulem o uso do transporte público.

O senador também citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que revelam a falta de preparo dos municípios brasileiros para o enfrentamento de desastres naturais - conforme salientou, apenas 6,2% das prefeituras têm capacidade de desenvolver ações preventivas contra catástrofes.

- O restante, 93,8%, não se preocupa com essa questão, talvez por acharem que não estão suficientemente exportas a tais riscos - lamentou.

O senador ainda mencionou que 50% das cidades não controlam a qualidade da água e 70% não têm plano de saneamento básico - questões que, em sua opinião, exigirão "elevado discernimento na definição das prioridades" das gestões dos novos prefeitos.

Fonte: Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto
Portal do PRB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário