quarta-feira, 19 de setembro de 2012

MPA apoia CERAQUA Parnaíba, um dos principais centros de pesquisa

Publicado em Terça, 18 Setembro 2012 22:30

MPA apoia CERAQUA Parnaíba, um dos principais centros de pesquisa de pescado do Brasil



O Brasil tem um litoral extenso e apropriado à produção aquícola. No entanto, para explorar este potencial o País precisa desenvolver pesquisas e tecnologias sobre as espécies marinhas e estuarinas adequadas às suas condições naturais. Um marco importante para isto é a entrada em operação do Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do Parnaíba (CERAQUA Parnaíba), na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, no Piauí. O centro inicia as suas atividades a partir de um acordo de cooperação entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a Codevasf e o Governo do estado, através da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Piaui.





Contando com uma das mais modernas infraestruturas instaladas no País para o desenvolvimento e a transferência de tecnologias na área, o CERAQUA foi construído com recursos do Governo Federal, através da Codevasf, e do governo estadua

O recurso investido pelo MPA é aplicado na manutenção física e na segurança de prédios, laboratórios, equipamentos e estruturas de viveiros. São ao todo três laboratórios voltados para Nutrição, Recursos Pesqueiros e Melhoramento Genético, respectivamente com área de 146,81 m², 48,45 m², e 532,60 m². Também integram o complexo um tanque de decantação de 0,75 ha, dois viveiros de 0,50 ha e 12 viveiros de 0,10ha.Contando com uma das mais modernas infraestruturas instaladas no País para o desenvolvimento e a transferência de tecnologias na área, o CERAQUA foi construído com recursos do Governo Federal, através da Codevasf, e do governo estadua.







Pesquisa de ponta

O CERAQUA Parnaíba contribuirá para a modernização das cadeias produtivas, promovendo avanços científicos e tecnológicos, sanitários e ambientais. Além de agregar valor a produtos nacionais, as iniciativas do centro permitirão o desenvolvimento de conhecimentos, tecnologias e processos importantes para a superação de desequilíbrios nacionais e o uso eficiente dos recursos naturais da região Meio-Norte, faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão nordestino.

Um comentário:

  1. Sr.Deputado Vilalba, muito interessante mesmo o seu apoio em relaçao ao ceraqua parnaiba,já aproveitando essa oportunidade, gostaria de ressaltar que nós concursados e nao convocados da codevasf para trabalhar no ceraqua parnaiba gostariamos do seu apoio em relaçao as convocaçoes, gostariamos muito de ser convocados , queriamos apoio de alguem como voce pois esse mega projeto ira precisar de profissionais qualificados como nós os tecnicos em aquicultura.contamos com vc. como faço para me filiar neste partido?

    ResponderExcluir