segunda-feira, 18 de junho de 2012

Escolas técnicas federais iniciam greve em todo o País

EDUCAÇÃO - PARALISAÇÃO
Escolas técnicas federais iniciam greve em todo o País
Publicado em 18.06.2012, às 15h05

Mais de 30 mil docentes e técnicos federais iniciaram nesta segunda-feira (18) uma paralisação pela reestruturação da carreira no País. No Brasil existem 38 instituições federais do ensino superior e 32 já aderiram à greve, informa o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).



Desde julho de 2011 a categoria reivindica aumento salarial com o Governo Federal, de acordo com informações do sindicato. O coordenador geral do Sinasefe, Carlos Davi Lobão, afirma que, neste ano, os trabalhadores pedem reajuste salarial de 22,08%, valor referente aos dois anos sem reajustes e também calculado de acordo com o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

"A data para o fim das negociações era 30 de março. Quando chegamos em maio sem nenhuma proposta do Governo, começamos a organizar a greve", afirma Lobão. "Era para acontecer uma reunião de negociação nesta terça, 19, mas hoje, pela manhã, ela foi suspensa. O Governo alegou que não conseguiu chegar a uma proposta", explica o coordenador.

Lobão afirma ainda que o salário da categoria é o mais baixo entre os servidores públicos federais. "A greve pede a reestruturação da carreira no magistério, hoje nós queremos alinhar com o Governo Federal uma reforma na carreira do docente embutida nessa questão estão os valores de reajustes e demais reivindicações", explica o Lobão. A categoria conta com 42 mil docentes e técnicos administrativos e, hoje, há mais de 30 mil adesões às paralisações.


Fonte: Agência Estado

LEIA MAIS
Greve em federais pode prejudicar vagas do Sisu
Greve dos professores federais completa um mês sem previsão de término
Greve dos professores federais completa um mês sem previsão de término
Professores e servidores de escolas técnicas federais oficializam greve
NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário