segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Inaugurado primeiro Caps Infantojuvenil de Jaboatão

Notícias 

Inaugurado primeiro Caps Infantojuvenil de Jaboatão

Esta unidade é a sétima em Pernambuco destinada ao cuidado de crianças e adolescentes portadoras de transtornos mentais graves
Jaboatão dos Guararapes deu mais um passo para ampliar a rede especializada de saúde mental. O prefeito Elias Gomes inaugurou na última sexta-feira (03/2), o Centro de Atenção Psicossocial – Infantojuvenil (Caps-I), na comunidade Padre Roma, em Jaboatão Centro. A unidade está situada na Rua Padre Roma e vai atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os acompanhamentos serão iniciados a partir desta segunda-feira (06/02).

O prédio vai acolher crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos e seus familiares que apresentem transtornos mentais e comportamentais, como psicoses, neuroses graves, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), autismo e também os que estão impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais.
A secretária de Saúde, Gessyane Paulino, reafirmou o compromisso da atual gestão em investir na saúde, sobretudo, nas áreas especializadas. “É muito importante esse trabalho que está sendo realizado pela primeira vez no município, pois, vai cuidar de jovens e crianças jaboatanenes que se tratavam em outros locais. Agora, serão acompanhados dentro do município”, enfatizou. 

SERVIÇO PIONEIRO

“A implantação do Caps-I em Jaboatão fortalece o trabalho da gestão Elias Gomes com o social e a saúde pública. Um serviço pioneiro na cidade e de grande valor às famílias”, assegurou a gerente de Saúde Mental de Pernambuco, Marcela Lucena. “Em todo o Estado temos 72 Centros de Atenção psicossocial. Destes, Jaboatão faz parte dos sete municípios que tem atendimento na área infantojuvenil”, acrescentou Lucena.
As consultas serão realizadas por uma equipe multidisciplinar, composta por terapeuta ocupacional, psiquiatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo, auxiliar de enfermagem e pediatra. Os profissionais realizarão atendimento individual, em grupo e com as famílias. Ações de inserção social, oficinas terapêuticas e atividades socioculturais, também fazem parte do plano de atividades. O investimento do prédio foi orçado em um pouco mais de R$ 209 mil.
Em seu pronunciamento, o prefeito Elias Gomes, destacou o trabalho que está sendo desenvolvido na saúde. “Estamos resgatando a credibilidade de uma cidade que estava doente. As mudanças já estão acontecendo, como a reforma e construção de novos postos de saúde e a inauguração da Policlínica José Carneiro Lins”, afirmou. Gomes também expressou sua felicidade com o Caps-I. “O centro vai proporcionar um novo serviço, que vai atender aos jaboatanenses com transtornos mentais e seus familiares. Um trabalho que vai beneficiar a vida de muitas famílias que não tinham assistência ou procuravam em outros lugares”, completou o gestor.
Representando a comunidade, o presidente do Centro Social Doutor Genivaldo Fernandes Ribeiro, Mario Paulino, ressaltou a inauguração como um “compromisso firmado com o povo jaboatanense”. Segundo ele, “esta obra vai beneficiar principalmente os moradores que não tem condições de se locomover, assim como oferecer vários serviços especializados em um mesmo local”. "A atual gestão está renovando a saúde do município e implementando novos serviços, para contribuir cada vez mais com a qualidade de vida das pessoas. O Caps-I é uma delas", assegurou o presidente do Conselho Assistencial dos Moradores de Padre Roma, Gabriel Batista.


Jaboatão dos Guararapes

Nenhum comentário:

Postar um comentário