terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pernambuco - Política - Turismo - Saúde - Polêmica - OAB-PE - Twitter - Blog

 Saúde +

POSTADO ÀS 09:56 EM 13 DE Dezembro DE 2011
 

A tarde desta segunda-feira (12) foi de festa para os moradores do Alto José Bonifácio (Zona Norte do Recife). É que a comunidade agora não faz mais parte das regiões da Cidade que ainda terão que continuar na luta contra a filariose. A Secretaria de Saúde, por meio do programa Xô Filariose, conseguiu erradicar a doença na comunidade e,por isso, os profissionais que trabalharam para esse sucesso receberam das mãos do secretário de Saúde, Gustavo Couto, certificados de reconhecimento pelas atividades executadas no local.

Além disso, também foram anunciados os números da doença na Cidade que representam uma redução de 99% do número de casos, passando dos 907 em 2003 para apenas quatro este ano, o que deixa a Cidade mais próxima da extinção da doença. O evento aconteceu na quadra de esportes da comunidade e contou ainda com a presença do secretário Nacional de Vigilância à Saúde, Jarbas Barbosa.

O Recife tem mostrado resultados significativos no combate à filariose. Comparando o ano de 2003 com 2011, foi observada uma redução de 99% dos casos, caindo de 907 para quatro portadores da doença. Há oito anos, a prevalência era de 61 casos para cada 100 mil habitantes. Atualmente, esta taxa é de 0,24 por 100 mil. “Ainda temos muito a fazer. Este dia se torna muito importante para nós, uma vez que todo o avanço no combate à filariose se deve aos nossos profissionais, assim como às pessoas que abriram suas portas para nos receber e aderirem ao tratamento coletivo. Antigamente, o Recife era uma cidade estigmatizada pela doença, pois era muito comum ver pessoas com filariose pelas ruas. E isso se tornou um compromisso para nós. Hoje estamos encerrando um processo aqui nesta comunidade, mas temos outras que ainda continuarão no tratamento, um universo de aproximadamente 97 mil pessoas”, disse o secretário de Saúde, Gustavo Couto, se referindo aos bairros da Linha do Tiro, Nova Descoberta, Santo Amaro, Ilha Joana Bezerra, Cabanga, Afogados, Mangueira, Mustardinha, Água Fria, Passarinho e Brejo de Beberibe.


O tratamento coletivo foi implantado no Município desde 2003, uma vez que no ano anterior houve uma reestruturação do Programa de Filariose (Xô Filariose). O método se dá pela visita dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de saúde ambiental e controle de endemias (ASACES) ligados ao Programa Saúde da Família (PSF) nas residências. Para que o trabalho surta o resultado desejado, a adesão dos moradores

é fundamental na campanha. Por isso, as pessoas devem receber os técnicos da Saúde em casa e, principalmente, tomar o remédio, um simples comprimido sem contra-indicações, com capacidade de interromper o desenvolvimento da doença. Para a realização desse tratamento coletivo, as localidades foram escolhidas por meio da realização de um inquérito amostral (1999-2000) e o mapa de risco socioambiental da doença.

Durante quatro anos, a população do Alto José Bonifácio foi monitorada pelos profissionais da saúde e recebeu, regularmente, a medicação para prevenir a transmissão da doença. “Eu fui uma das pessoas que tomou, durante quatro anos, os remédios trazidos aqui na minha casa pelos agentes de saúde. No começo não entendia e nem queria tomar um remédio sem estar sentindo alguma coisa. Mas depois eu fui me acostumando e consegui entender a preocupação deles para a que a gente não pegasse essa doença que é horrível”, comentou a dona de casa Judite Silva, beneficiada pelo tratamento.


Após quatro anos de atividades foram feitas avaliações da situação da filariose, o que comprovou junto a OMS que a comunidade já não precisava mais seguir com o tratamento. Por esse motivo, a Unidade de Saúde da Família do local certificada, assim como as equipes de saúde da família que colaboraram para a eliminação. Contudo, a área ainda deverá permanecer sob vigilância nos próximos cinco anos. “Há dez anos já dizíamos que a filariose tinha jeito. E a secretaria de saúde comprovou isso nesses últimos anos, graças ao apoio da população e ao empenho dos profissionais que acreditaram na causa. Esperamos voltar aqui no próximo ano na expectativa de comprovar o encerramento do tratamento coletivo na Cidade inteira, o que nos deixaríamos muito felizes”, festejou o secretário Nacional de Vigilância à Saúde, Jarbas

Barbosa.

A previsão da secretaria de Saúde é que em 2012 toda a Cidade já tenha encerrado com o tratamento coletivo, o que anteciparia em três anos a previsão do Ministério da Saúde que é para 2015.
 
 
 
Insentivo

POSTADO ÀS 09:47 EM 13 DE Dezembro DE 2011

Nesta terça-feira (13), o prefeito João da Costa almoça com presidentes de federações e ligas desportivas. Na ocasião, será lançado o Plano de Apoio ao Desenvolvimento do Esporte no Recife, composto por algumas ações que irão viabilizar administrativa e economicamente as entidades administradoras de modalidades esportivas. O pacote de ações também possui medidas para incentivar o surgimento de novos atletas e reforçar o número de eventos esportivos na capital pernambucana. O encontro acontece na Churrascaria Sal e Brasa, a partir das 13h, na Avenida Recife, n°451, bairro da Imbiribeira.
 
 
 
Polêmica

POSTADO ÀS 09:40 EM 13 DE Dezembro DE 2011
 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, defendeu nesta segunda-feira o fim da prisão para quem deixar de pagar pensão alimentícia. Peluso argumentou, em audiência com o relator do novo Código de Processo Civil (CPC) na Câmara dos Deputados, Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), que a prisão do provedor da pensão é ineficaz. Em março, o relator deve apresentar seu parecer à Comissão Especial. E sinalizou que caminhará nessa direção.

Peluso defendeu o fim da prisão depois que o relator apresentou sugestões para criar alternativas à prisão imediata do responsável que deixa de pagar a pensão alimentícia, hoje punida com o regime fechado, o que, de acordo com o parlamentar, dificulta que o infrator tenha condições para até mesmo providenciar o pagamento. A proposta do relator, que deve ser submetida ao Congresso e a um corpo de juristas, prevê que, antes da prisão, o responsável tenha restrições de crédito e seja penalizado com uma noite na cadeia, caso "deboche" da Justiça.


- A prisão deve ser o último caso. Antes dela, devemos encontrar meios para mitigar a possibilidade de prisão. Por exemplo, retirar o crédito da praça e, em caso de deboche, ele poderá passar a noite na cadeia. Mas não podemos retirar os meios para que ele consiga pagar sua dívida - afirmou o relator, que demonstrou surpresa e contentamento com a opinião do presidente do STF.


Leia mais em
oglobo.com.br
 
 
Pulso firme

POSTADO ÀS 09:30 EM 13 DE Dezembro DE 2011


 

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) pediu ontem ao Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul (MPF-RS) que a estudante Sophia Fernandes, acusada de postar no Twitter, no dia 9, mensagens contra os nordestinos, responda pelo crime de racismo. Segundo a OAB, as declarações violam o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

Entre as mensagens postadas pela estudante estão: "o twitter ta virando vaso sanitário... muita merda twittando. (Oimacacos) - nordestinos-piauienses-cearenses..."; "Sai do Twitter e vai cortar tua cana pra comprar teu arroz NORDESTINO"; "Tem que usar câmara de gás pra matar teu povo"; "O Nordestino é a própria sujeira".


O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, destacou que o crime de racismo é inafiançável e prevê pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa. "Sophia que não conte com a impunidade para esse ato de desatino, próprio de pessoas ignorantes."


Outro caso. Mariano lembrou que, em novembro de 2010, a estudante de Direito Mayara Petruso, de São Paulo - uma das responsáveis pela onda de manifestações preconceituosas contra nordestinos surgida na internet após o anúncio da vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais -, responde hoje a uma ação penal pública na Justiça Federal de São Paulo, que está em fase de instrução.


"Nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado", dizia a mensagem postada por Mayara Petruso no Twitter. A OAB-PE ofereceu notícia-crime contra Mayara ao Ministério Público Federal de São Paulo, que a denunciou pelo crime de racismo.
 
 

POSTADO ÀS 09:28 EM 13 DE Dezembro DE 2011

Do Jornal do Commercio


Por meio do seu advogado, Eduardo Trindade, o prefeito afastado de Araripina (Sertão do Araripe), Lula Sampaio (PTB), divulgou uma nota, na tarde desta segunda-feira (12), na qual se queixa de ter tido seu direito de defesa cerceado e promete recorrer à Justiça para retomar o cargo.

Sampaio argumenta ainda que as investigações na prefeitura teriam tomado como base uma auditoria especial do Tribunal de Contas do Estado (TCE) contra a qual ele impetrou um recurso de embargo de declaração, "e esclareci sobejamente as acusações formatadas (na auditoria), demonstrando documentalmente todos os gastos questionados", afirma.

O prefeito garante ainda, na nota, ter comparecido diante do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para prestar todos os esclarecimentos.

"Abri sigilos pessoais e coloquei-me inteiramente à disposição. Em nenhum momento obstaculei qualquer investigação", argumentou Lula Sampaio, arrematando que seus advogados vão recorrer porque a decisão afronta o princípio da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal.

"Demonstrarei cabalmente a improcedência das acusações e a violência que estou sendo vítima", encerra.
 
Reforma agrária

POSTADO ÀS 20:24 EM 12 DE Dezembro DE 2011
 

Nesta terça-feira (13), 93 famílias do Projeto de Assentamento Gulandy/Guabiraba, em Lagoa dos Gatos (PE), serão beneficiadas com a entrega de casas construídas com recursos do Incra e do PRORURAL. As residências possuem três quartos, sala, banheiro e cozinha e atenderão a todas as famílias do assentamento, localizado na região do Brejo Pernambucano, a cerca de 130 km de Recife. O evento inicia às 11h30, no local, e contará com a presença de gestores do Incra/PE, prefeitos da região e entidades de trabalhadores rurais.
 
 
Turismo

POSTADO ÀS 20:22 EM 12 DE Dezembro DE 2011
 

Com o objetivo de melhorar a ocupação dos equipamentos e serviços turísticos, provocando um aumento consistente na demanda em todo o Estado, o Pernambuco Bom Para o Seu Negócio segue para a segunda fase do cronograma do projeto, iniciado em dezembro de 2010 e que vai até 2013. Será realizado em São Paulo, no Hotel Unique, no dia 13 de dezembro um evento diferenciado para 600 profissionais do mercado corporativo com um mailing composto por grandes empresas nas áreas de marketing, recursos humanos e comercial, agências de marketing de incentivo, publicidade e viagens corporativas. Entre os confirmados, Porto Seguro, Saraiva, Novartis, Klabin, Siemens, Johnson & Johnson, Mitsubishi Motors e Votorantim.
A ação tem o patrocínio do Governo de Pernambuco através da Empetur, Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Turismo e  Sebrae. A realização é da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE) e do Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB).

Com o Pernambuco Bom Para o Seu Negócio, a ideia é apresentar serviços e produtos diversificados para todos os níveis e perfis de público que realizam eventos e viagens de incentivo. E mais, preparar o mercado e despertar esse consumidor, com os vários cenários pernambucanos que podem ser utilizados inclusive na Copa 2014, uma das grandes justificativas para a realização do projeto.

Para atrair a atenção do público, o evento terá a participação de Gilberto Freyre Neto, herdeiro do intelectual, sociólogo, antropólogo e escritor pernambucano, autor de Casa -grande & Senzala (1900 – 1987), obra considerada imprescindível para a compreensão da formação social brasileira. Gilberto Freyre Neto integrará e envolverá o público em uma apresentação do destino diferenciada como um contador de histórias.

Para captar a atenção pelo paladar, um cardápio do chef César Santos, do restaurante Oficina do Sabor, que utiliza os temperos e ingredientes locais em uma mistura ousada e criativa. Outro chef pernambucano destacado interagirá com a platéia mostrando que a culinária conquista pelo cheiro, visual e composição do prato. Douglas Van Der Ley fará esculturas de açúcar ao vivo em homenagem à cultura do açúcar e dos engenhos, nascedouro da culinária pernambucana.

Serão apresentados ainda vídeos promocionais de Pernambuco e do Recife. A culminância do evento será o show de Alceu Valença, onde a música fará todos se sentirem no Carnaval pernambucano, conhecido pela alegria e irreverência nas ladeiras de Olinda, nos shows de palco e no Galo da Madrugada no Recife no Carnaval Multicultural da capital pernambucana, além da criatividade dos Papangus, maracatus, caboclinhos, ciranda e muito mais presentes nas festas do interior.

A aposta na arte para atrair a atenção do público corporativo ao Estado não é em vão. Pernambuco tem investido cada vez mais para se consolidar como um destino cujo diferencial está na riqueza cultural, que envolve as artes, a gastronomia, a música, a dança e tantas outras faces. O material promocional do projeto, assim como a tematização do evento, feita pelo decorador pernambucano Romildo ALves, leva a assinatura do artista pernambucano Romero Andrade Lima.

LONGO PRAZO –
O Pernambuco Bom Para o Seu Negócio é um projeto de longo prazo. Inicialmente, foi realizado um estudo de aproximação ao mercado, iniciado em dezembro de 2010 entrando no primeiro trimestre de  2011, houve visita às agências de marketing de incentivo e agências de viagens corporativas de São Paulo com seleção indicada pelas entidades especializadas, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e a Associação de Marketing Promocional (Ampro). Cerca de 350 empresas corporativas foram indicadas para participar do projeto e cerca de cem agências foram visitadas em um trabalho de relacionamento e aproximação com o público-alvo. Todos já tiveram um primeiro contato com o destino e com o projeto, receberam em maio, um livro de arte e economia com informações sobre o Estado, produtos, serviços e equipamentos, e uma caixa de presentes com um mix da nossa cultura - sobrinha de frevo, bolo de rolo, artesanato e música.

A próxima ação é o evento de relacionamento em São Paulo no dia 13 de dezembro. Já o terceiro passo será a realização de famtours apresentando roteiros personalizados em Pernambuco, a partir de 2012.

RESULTADOS – Algumas agências marketing de incentivo utilizaram recentemente o material promocional do Pernambuco Bom Para o Seu Negócio na defesa de candidaturas para realização de eventos e viagens de incentivo no Estado e resultados concretos já estão se consolidando. Apenas em receber o material do projeto, duas empresas, uma na área de comércio e outra de TI escolheram Pernambuco como sede de seus eventos.




Blog de Jamildo



Nenhum comentário:

Postar um comentário