Proposta de Lopes repercute na imprensa
Despesas com nutricionistas e personal training podem ter desconto no IR
Publicado por Redação PRB em 01/08/2012 às 9h06
Brasília (DF) - Projeto do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) prevendo que despesas com nutricionistas, profissionais de educação física e com academias de ginásticas tenham redução no Imposto de Renda das pessoas físicas ganhou repercussão em vários jornais do País. A proposta tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.
“Não se pode pensar em um país saudável, se esquecermos de problemas que hoje, em todo mundo, estão na ordem do dia da saúde pública, como a desnutrição e a obesidade mórbida. Devemos lembrar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em seus mais recentes levantamentos, tem apontado o aumento constante de sobrepeso e de obesidade mórbida entre os brasileiros”, justificou o senador.
De fato, o percentual de meninos de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7% (em 1975) para 21,7% (em 2009). Entre meninas nessa faixa etária, o índice subiu de 7,6% para 19,4%. Já entre os adultos o crescimento foi de 18,5% para 50,1%, entre os homens, e de 28,7% para 48%, entre as mulheres.
"A tendência é alarmante e indica necessidade de políticas públicas mais agressivas no sentido de, pelo menos, criar condições de controle e estabilização antes que se torne um problema de difícil administração. É preciso mudar os padrões culturais ligados aos hábitos alimentares, ao sedentarismo e à prática de exercício físico", disse o senador.
Por Paulo Gusmão
Com informações da Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto
Portal do PRB
Nenhum comentário:
Postar um comentário