sexta-feira, 29 de junho de 2012

TV Câmara e TV Assembleia do Ceará inauguram operação de TV digital em Fortaleza

TV Câmara e TV Assembleia do Ceará inauguram operação de TV digital em Fortaleza

Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Ceará abrem sinal de TV para um público potencial de 3,5 milhões de cidadãos da grande Fortaleza


A Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará inauguram na próxima segunda-feira, dia 2, às 15 hs, a operação de TV digital que abre os sinais da TV Câmara, da TV Assembleia e da TV Senado na grande capital. A cerimônia de inauguração vai acontecer na sede da Assembleia.  



É a segunda capital a receber a Rede Legislativa de TV Digital. Posteriormente, o sinal das TVs Câmaras Municipais da região metropolitana também será inserido no mesmo transmissor.

A Câmara dos Deputados tem consignações para operar em dezenas de cidades brasileiras, conquistados em negociação com o Ministério das Comunicações e a Anatel, tendo à frente o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e o Primeiro-Secretário, deputado Eduardo Gomes.

A rede legislativa é um projeto da Câmara dos Deputados, criado em 2006, para garantir a expansão do sinal da TV Câmara ao menor custo possível. Para isto, é usado o recurso da multiprogramação, que permite que o mesmo canal, 61, seja compartilhado por diferentes emissoras. A TV digital chega às casas dos telespectadores de graça, em sinal aberto, cada emissora 24 horas no ar.

Assim também está sendo rompido o confinamento em que estava o canal da TV Câmara e das demais TVs legislativas, antes só disponíveis nos serviços de TV por assinatura e antenas parabólicas.

A Rede Legislativa de TV digital está em operação na capital paulista há três anos, exibindo os sinais da TV Câmara (61.1), TV Assembleia (61.2) e TV Senado (61.3). Em breve a Rede iniciará as transmissões de um canal das câmaras municipais da Grande São Paulo. O público potencial é de quase 20 milhões de habitantes da metrópole de São Paulo, que recebem o sinal aberto, gratuito, com alta qualidade.

Em 12 de julho será inaugurada a operação em Belo Horizonte e em seguida Porto Alegre. Em todas estas capitais as mesmas parcerias se repetem.

A Câmara assinou acordo de parceria com o Senado Federal que prevê a instalação da Rede Legislativa em todas as capitais brasileiras. Cada Casa Legislativa ficou responsável pela implantação em 13 capitais. As capitais sob responsabilidade da Câmara são São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Palmas, Cuiabá, Goiânia, Vitória, Salvador, Natal, Rio Branco, Pernambuco e Santa Catarina.

A Câmara dos Deputados identifica, agora, Câmaras Municipais interessadas em aderir ao projeto para solicitar novas consignações ao Ministério das Comunicações e levar a Rede Legislativa ao interior dos Estados


Evelin Maciel

Gerente Comitê TV Digital

Secretaria de Comunicação

Câmara dos Deputados

Brasília

61 3216 1500

Notícias CamaraNet - Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário