terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Duas crianças dormiam em galinheiro em Paulista (PE) - Você Viu?

Casal é preso por maltratar e manter duas crianças dormindo em galinheiro em Paulista (PE)
foto: Rádio Jornal

Aliny Gama
Do UOL, em Maceió




Foto tirada por vizinha mostra adolescente dormindo fora de casa
Um casal foi preso, nesta segunda-feira (6), após ser flagrado mantendo uma criança de 10 anos e um adolescente de 13 dormindo em um galinheiro no quintal de uma casa. Pai e madrasta dos menores --que não tiveram os nomes revelados-- são acusados de maus tratos, cárcere privado e abandono de incapaz. O flagrante aconteceu durante a madrugada, na cidade de Paulista (PE), região metropolitana do Recife.
Ler Mais+

Segundo a Polícia Civil, a menina, de 10 anos, dormia no galinheiro ao lado de animais. Já o o irmão dela, de 13 anos, dormia em uma coberta improvisada com um plástico, próximo a uma fossa no quintal da casa em que moram pai, madrasta e cinco filhas da mulher.

A polícia informou ainda que os dois irmãos eram mantidos em uma situação análoga à escravidão. “Eles não tinham sequer o direito de estudar e eram explorados para realizar os serviços domésticos. Eles comiam restos de comida preparadas na casa”, contou ao UOL o delegado Marivan Bezerra.

Bezerra afirmou que a denúncia foi feita por vizinhos, que estavam inconformados com a situação das crianças e informaram o caso à polícia no fim de semana. Segundo as denúncias, os maus tratos ocorriam havia cerca de três anos, depois que homem ficou viúvo e casou-se novamente.

As crianças estão sob os cuidados do Conselho Tutelar. Bezerra informou que uma tia das crianças já se prontificou a cuidar delas e deverá conseguir a guarda provisória.

Já o casal foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional do Estado, porém podem ser libertados, mas devem pagar uma fiança de R$ 10 mil. O homem, de 44 anos, foi mandado para o Cotel (Centro de Observação e Triagem Dr. Everardo Luna), em Abreu e Lima (PE), enquanto a madrasta, de 40 anos, foi transferida para a Colônia Penal Feminina do Recife.

Caso condenados, eles podem pegar de um a seis anos de prisão. Os nomes dos envolvidos no caso não puderam ser revelados porque envolve crianças e adolescentes, de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

“Chegamos de madrugada para flagrar a denúncia e vimos por cima do muro que as crianças estavam dormindo no quintal da casa. Era do jeito que foi denunciado. Em 25 anos que tenho de polícia, nunca vi um caso semelhante a esse em que o pai permite que os filhos sejam humilhados daquela forma. As crianças estão desnutridas, com os cabelos grandes e mal vestidas”, contou Bezerra.

O delegado destacou ainda que vizinhos denunciaram também que as crianças não saem de casa e só podiam entrar no imóvel para realizar os serviços domésticos –como limpar, arrumar e lavar as roupas de todos da casa.

“As crianças comiam os restos de comida que sobravam do almoço, do jantar, enquanto as cinco filhas da mulher são tratadas como princesas, inclusive uma que está grávida já tem o quarto completo do bebê. Os irmãos ficaram assustados com a chegada da polícia e somente depois de muita conversa, já aqui na delegacia, afirmaram a situação deplorável em que viviam, tudo por medo do pai e da madrasta”, contou o Bezerra.

Segundo o depoimento do pai das crianças, não era costume elas dormirem fora de casa e que “brincaram muito durante a noite e acabaram dormindo lá no quintal.” “O pai dos meninos alegou que vizinhos tinham inveja da família e inventaram a denúncia. Mas a situação foi comprovada por nós”, disse Bezerra.

O delegado adiantou que o casal vai ser denunciado ao MP (Ministério Público Estadual) pelos crimes de maus tratos, abandono de incapaz (por se tratar de menores de 18 anos), além de cárcere privado.

“Vizinhos trouxeram fotos tiradas por telefone celular da situação em que os meninos viviam. Ficamos chocados com o que vimos, ainda por se tratar de um pai que era omisso e deixava a madrasta tratar as crianças daquela forma. Ele é pintor e a mulher não tem renda, é dona de casa”, destacou o delegado.


UOL

4 comentários:

  1. este pai ja esta sendo codenado pela justiça divina ea justiça dos homens ele nao merecer ser perdoado pela omesao e ela as madrasta e as suas filhas eram pagar com a mesma moeda por elas serem omisa a tudo que a mae dela fazia e o padrasto delas a escravidao no brasil ja acabou a muitos anos!

    ResponderExcluir
  2. misericordia senhor!que esse casal aceite a cristo e peça perdao.

    ResponderExcluir
  3. ACHO, QUE NOSSAS LEIS DEVERIAM SER MAIS SEVERAS. NAO E SO TIRAR ESSAS CRIANÇAS DESSA SITUAÇAO E SIM ACOMPANHA-LAS PARA PASSAR TODO ESSE SOFRIMENTO.

    ResponderExcluir
  4. Deus ajude essas crianças a reconstruírem suas vidas e que o futuro delas seja maravilhoso! Mais o pai e a madrasta tem que pagar sim, e 1 a 6 anos de prisão é pouco diante de tanta crueldade, a justiça tem que ser feita inclusive a de Deus pq essa tarda mais não falha.

    ResponderExcluir