quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MEGA POSTAGEM, Acabou a espera. Confira listão do Vestibular 2012 da UFPE


Eduardo Campos sobre denúncias contra FBC: 'É o dever de quem está na vida pública, na medida do possível, esclarecer as questões'
POSTADO ÀS 18:23 EM 11 DE Janeiro DE 2012

Logo após o evento de lançamento do programa Todos com a Nota para o Campeonato Pernambuco 2012, no fim da tarde desta quarta-feira (11), o governador Eduardo Campos ensaiou não comentar o assunto Fernando Bezerra Coelho, "Não há absolutamente nada a comentar sobre isso, o que eu tinha pra falar sobre o tema nós já falamos", mas diante da pressão dos jornalistas Eduardo acabou falando sobre a sabatina a que o ministro se submeterá nessa quinta-feira (12)

"Amanhã o ministro vai falar no Senado porque tomou a iniciativa de ir para prestar todos os esclarecimentos. Eu acho que na vida pública a gente tem que agir assim", declarou o governador.


Diferente das críticas feitas por alguns palacianos à imprensa do Sul e Sudeste, que tem sido cada vez mais enfática nas cobranças e denúncias, Eduardo Campos reconhece a importância da chatice da imprensa para a manutenção do Estado Democrático.


"A imprensa tem um papel fundamental na democracia que é o de esclarecer, de investigar, apurar. O congresso também tem um papel muito importante que é expressar a diversidade das opiniões, lá tem pessoas de diversos partidos e convicções políticas. É o dever de quem está na vida pública, na medida do possível, esclarecer as questões que são colocadas com tranquilidade, sem jugamentos", e completou, "amanhã ele vai ter oportunidade de responder não só aos senadores e congressistas, mas também responder as perguntas que mídia por ventura faça."


Por fim, o governador defendeu que a pessoa pública deve sempre se dispor à prestar os esclarecimentos das atividades e movimentos que faz.


"Com tranquilidade e humildade, quem está na vida pública tem que estar sempre a disposição para esclarecer aquilo que venha a ser indagado."


***

Agreste - CAMPANHA SALARIAL

Médicos de Caruaru enviam pauta com reivindicações à Prefeitura

Publicado em 11.01.2012, às 15h41

Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru Em Assembleia Geral, realizada na última terça-feira (10), no auditório da Associação Médica Regional de Caruaru, os médicos vinculados à Prefeitura aprovaram a pauta da campanha salarial de 2012 com a inclusão de novas reivindicações. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Simepe, a pauta foi encaminhada à Secretaria de Saúde.

Foram incluídos itens como: reajuste salarial de 25% em 2012; concurso público, em caráter de urgência (PSF, cardiologia, obstetrícia, neonatologia, intensivista); adequação da remuneração de PSF com incentivo de interiorização (R$ 12 mil); incorporação de gratificação de plantão após 10 anos de serviço contínuo na função; convocação dos aprovados no último concurso para o SAMU; adequação para condições mínimas de trabalho (segurança, equipamentos e insumos, recursos humanos); reabertura imediata da UTI da Casa de Saúde Bom Jesus; seguro de vida para os médicos que fazem a remoção de pacientes entre Unidades de Saúde.

O diretor regional de Caruaru, Danilo Souza, destaca os avanços alcançados pela categoria em 2011. “A aprovação do Plano de cargos, carreira e vencimentos pela Câmara de Vereadores representou uma grande conquista para os médicos de Caruaru. O tempo de serviço, a progressão por classe e o nível de graduação garantiram estímulo para os profissionais”, frisou.

Uma nova assembleia geral foi marcada para o dia 24 de janeiro, às 19h30, no auditório da Associação Médica/Regional de Caruaru. Na ocasião, será discutida e avaliada a resposta do município em relação às exigências solicitadas.


***

13:40:43

Saúde - diagnóstico

Descoberta mutação genética ligada a câncer de próstata hereditário

Publicado em 11.01.2012, às 21h40

Cientistas americanos anunciaram nesta quarta-feira (11) a descoberta da primeira mutação genética ligada a uma forma hereditária de câncer de próstata, aumentando as esperanças de um dia conseguir fazer um diagnóstico precoce da doença.

A mutação aparece apenas em um pequeno subgrupo de pacientes que sofrem de câncer de próstata, mas aqueles que herdaram a doença demonstraram ter de 10 a 20 mais riscos de desenvolver câncer de próstata, particularmente antes dos 55 anos, afirmaram os cientistas.

O avanço, anunciado no periódico New England Journal of Medicine, se dá após décadas de pesquisas pelas origens genéticas do câncer de próstata, o tipo mais comum de câncer a afetar os homens, com 240 mil novos casos diagnosticados nos Estados Unidos todos os anos.

Outras tentativas para determinar vínculos genéticos particulares com o câncer de próstata tiveram resultados indeterminados.

"Esta é a primeira grande variação genética associada com o câncer de próstata hereditário", disse a co-autora do estudo, Kathleen Cooney, professora de medicina clínica e urologia da Escola de Medicina da Universidade de Michigan.

Acredita-se que a mutação do gene HOXB13 seja rara na população em geral - estima-se que apenas 1% dos homens sejam portadores -, mas entre aqueles que a têm, os riscos de desenvolver câncer de próstata na juventude podem disparar.

"A mutação é significativamente mais comum em homens com histórico familiar de câncer de próstata que se manifesta cedo, em comparação com pacientes mais velhos, sem histórico familiar", disse o cientista Ethan Lange, da Universidade da Carolina do Norte, que participou da equipe de pesquisas.

Embora seja necessário fazer mais estudos, os cientistas esperam que a descoberta possa conduzir a testes genéticos para homens com risco elevado de câncer de próstata, de forma similar às mulheres com histórico familiar de câncer de mama, que podem ser submetidas a testes para a detecção dos genes BRCA1 e BRCA2.

"Ainda assim, nossos resultados sugerem fortemente que esta é a mutação mais importante clinicamente já identificada para o câncer de próstata", disse Lange.

Para o estudo, os cientistas usaram amostras de pacientes jovens com câncer de próstata de 94 famílias que participaram de estudos nas Universidades de Michigan e Johns Hopkins.
Fonte: AFP


***

Agreste - CAPACITAÇÃO 

Senac oferece cursos gratuitos em Caruaru

Publicado em 11.01.2012, às 17h02

Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru
A unidade do Senac, em Caruaru, Agreste de Pernambuco, inscreve até o dia 19 de janeiro - pelo site da instituição (www.pe.senac.br/psg) - os interessados em participar de cursos gratuitos, a exemplo de “Montagem e Manutenção de computadores” (turno: manhã - 14 vagas / tarde - 14 vagas); “Auxiliar Administrativo” (turno: manhã - 30 vagas); “Manicure e Pedicure” (turno: tarde - 15 vagas); “Vendedor” (turno: tarde - 30 vagas).

O Edital da Seleção 2012.4 pode ser consultado no site do Senac (www.pe.senac.br).

>> Confira os requisitos para a seleção:

Atender aos pré-requisitos do curso escolhido (verificar no Edital);
Possuir renda familiar per capita de até dois (2) salários mínimos;
Estar matriculado ou ser egresso da educação básica;
Ser trabalhador desempregado ou empregado.

***

Covest

Primeiro colocado da UFPE é de música

Publicado em 12.01.2012, às 09h34

ac352f58dd587d47d2b608ab18742ae5.jpg
Priscila Gama Santana, fera de Música (Bacharelado), conquistou o 1º lugar
Fotos: Hélia Scheppa/JC Imagem
Do NE10
Atualizada às 10h41
A Comissão de Vestibular (Covest) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acaba de divulgar os nomes dos primeiros colocados no Vestibular 2012 da instituição. Como no Vestibular 2011, um fera do curso de música teve a melhor nota.

Priscila Gama Santana - Música (Bacharelado) - 8,7033
Leon Luciano Silva Guimarães - Música (Licenciatura) - 8,6589
João Pedro Cavalcanti Pereira - Conj. Engenharias/CTG - 8,4633
Giuliana Warda Scola de Moraes - Conj. Engenharias/CTG - 8,4281
Ana Carolina Borges de Oliveira - Direito - 8,3927
Marcos Vinicius Nunes de Souza - Medicina - 8,3668
Felipe Macedo de Moraes Pinto - Conj. Engenharias/CTG - 8,3415
Bruno Alves da Mota Rocha - Medicina - 8,3290
Rodrigo Vitor Castro Alves de Mello - Engenharia da Computação - 8,2488
Fernanda Lima da Silva - Direito - 8,2040
O primeiro lugar de cada um dos nove grupos ganha um tablet da Apple (o Ipad 2). No caso do primeiro lugar das escolas públicas, além dele, a instituição de ensino onde estudou terá o mesmo prêmio.

RANKING João Pedro, que na UPE ficou em 1º lugar, conquistou o 3º na UFPE
A primeira colocada tem 21 anos e, em 2008, ingressou no curso de Psicologia, também na UFPE. Resolveu abandonar o curso e tentar formação no que gostava de fazer.  Ela toca flauta desde os sete anos e se deu bem na prova de aptidão. "Não esperava ficar em 1º lugar. Acho que consegui porque tive boa nota no Enem, que é uma prova que exige mais raciocínio do que conhecimentos, que eu já nem lembrava", conta.
VESTIBULAR 2011 - No Vestibular 2011, os três primeiros colocados foram do curso de música (bacharelado e licenciatura). Dos dez primeiros, inclusive o fera que conquistou o 1º lugar, oito estudaram em escolas públicas.

***

Grande Recife - motim

Inquérito deve apurar maus tratos e problemas com diretoria na Funase

Publicado em 11.01.2012, às 18h55

a19e06de5f9b18f2b0bc51ac477a0fa0.jpg
Parentes permaneciam no local na tarde desta quarta
Foto: Vanessa Araújo/ Especial para o NE10
Do NE10
Um inquérito será aberto para apurar as razões dos motins que aconteceram na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Funase) do Cabo de Santo Agostinho na manhã desta quarta (11) e na noite dessa terça-feira (10). O anúncio foi repassado pelo presidente da instituição, durante coletiva à imprensa, na sede da fundação, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife, na tarde desta quarta. A confusão resultou em três mortos e 14 feridos.
LEIA MAIS:
» Princípio de motim é registrado no Aníbal Bruno
» Presidência da Funase não quer trocar direção da unidade do Cabo
» Confira matéria da Rádio Jornal:


O relatório das investigações deve ser entregue em, no máximo, 30 dias. A Polícia Civil, através do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), está também investigando os ocorridos. Quatro jovens foram ouvidos pelo DHPP antes de serem transferidos para outras unidades por motivos de segurança.

A mudança que houve na diretoria da Funase do Cabo está sendo considerada como uma das possíveis razões para os casos. Quando a rebelião estourou, 368 reeducandos estavam na unidade. Entre eles, 3 fugiram, com 2 sendo recuperados, e 16 se encontram em unidades de saúde.

Em frente à unidade, o clima era de tensão entre os familiares na tarde desta quarta. Muitas mães permaneciam desde a noite do dia anterior para receber notícias dos filhos no local. Seis adolescentes foram transferidos para unidades de Abreu e Lima, no Grande Recife, e para Caruaru e Garanhuns, no Agreste do Estado. A informação era de que a transferência foi feita para garantir a segurança dos internos.

Representantes da Associação Metropolitana dos Conselhos Tutelares acompanharam a visita realizada por uma comitiva formada por cinco mães e um pai. Eles avaliaram as condições da unidade e afirmaram que, por causa dos estragos, a visita não deveria acontecer. Mesmo depois da informação, os parentes e amigos continuaram na imediações da instituição. No final da tarde, policiais do Batalhão de Choque se retiraram do local.

Segundo o presidente da associação, Gerailson Ribeiro, os internos reclamaram de maus tratos, superlotação e baixa qualidade da alimentação que recebiam. A distribuição de água e comida acabaram suspensas com os motins. "O pavilhão 1 está totalmente destruído e os outros foram parcialmente atingidos. Eles foram alimentados e realocados para a parte não atingida", contou.
» Confira o vídeo com o presidente da associação dos conselhos tutelares, Gerailson Ribeiro:


Adriana, mãe de um dos internos, reclama da suspensão das visitas:




Leia mais

   

***


MERCADO 

 

Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado financia pesquisas em cooperação com instituições francesas

POSTADO POR Paulo Floro , ÀS 14:14 EM 11/01/2012
A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) lançou edital de cooperação científica com dois institutos de pesquisa da França na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação. O valor será de R$ 200 mil para financiamento dessas pesquisas.
O Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e o Institut National de Recherche em Informatique et Automatique (INRIA) participam da parceria. Além da Facepe, outras dezesseis fundações de amparo à pesquisa (FAPs) do Brasil, integram a chamada. O edital serve para apoiar projetos conjuntos de pesquisa científica, tecnológica e inovação. Os pesquisadores precisam ter vínculo empregatício como instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa.
Em cada proposta poderão ser solicitados à FACEPE recursos no valor de a) até R$ 45.000,00, quando o projeto envolver missões de cooperação apenas entre uma equipe pernambucana e uma equipe da França; e b) até R$ 65.000,00, quando além das missões internacionais de cooperação entre Pernambuco e a França, houver previsão de missões nacionais para cooperação com a equipe de um estado co-partícipe. As inscições serão realizadas do dia 13 de janeiro de 2012, quando o formulário eletrônico para submissão de propostas será postado no site do AgilFAP (agil.facepe.br), até o dia 01 de março de 2012. Saiba mais sobre o financiamento e como participar.



NE10




Nenhum comentário:

Postar um comentário