O governador Eduardo Campos e o presidente da Fiat para a América Latina, Cledorvino Bellini, anunciam nesta terça-feira (09), às 9h, em entrevista coletiva no Palácio do Campo das Princesas, a conclusão dos estudos da empresa para instalação de sua unidade industrial no município de Goiana, na Mata Norte do estado. A empresa expandiu seu projeto original, incrementando os investimentos e capacidade de produção da nova fábrica. O acionamento da linha de produção está previsto para o início de 2014.
A decisão de ampliar sua presença no Estado decorre do cenário favorável de mercado para os próximos anos, com projeção de expansão de vendas de automóveis e comerciais leves em todas as regiões do País, com destaque para o Nordeste. Além disto, o novo projeto da Fiat tornou-se possível porque a empresa localizou uma área contínua que comportará todo o polo automotivo projetado, composto pela fábrica de automóveis, parque de fornecedores de primeiro nível (sistemistas), centro de capacitação e treinamento, centro de pesquisa e desenvolvimento, pista de testes e campo de provas.
Com 14 milhões de metros quadrados em área contínua, o terreno está situado no município de Goiana, na Zona da Mata norte de Pernambuco. Está situado a 80 metros acima do nível do mar e oferece condições topográficas favoráveis ao empreendimento. Assim, a fábrica da Fiat em Pernambuco já nasce maior e mais integrada, como centro de um polo automotivo que poderá expandir-se através da formação de um segundo parque de fornecedores, em terreno à parte, com área de 1,4 milhão de metros quadrados e situado entre os municípios de Recife e Goiana. A Fiat também manterá um centro logístico em Suape, que continuará a ter importância estratégica para o projeto.
Com informações da assessoria
Fonte: Folha de Pernambuco
Fiat Phylla – Carro movido a energia solar
Fiat Phylla
No último dia 4 em Turin a Fiat apresentou seu novo carro movido a energia solar o Fiat Phylla. O carro é totalemente feito de materias recicláveis e não emite gases poluentes.
A primeira frota está programada para sair em 2010, na Itália e depois se expandir para outros países da Europa. O carro mede 1,98 metros de altura e tem 2,99 metros de comprimento, pesando apenas 750 quilos com chassi de alumínio. Somente as baterias pesam cerca de 150 quilos.
O carro tem capacidade para 4 pessoas, e sua capacidade de desempelho depende da sua bateria, enquanto a bateria iônica de lítio permite que a máquina rode 145 quilômetros por carga, enquanto a de polímeros de lítio rende 220 quilômetros de autonomia. Ambas chegam à velocidade máxima de 130 quilômetros por hora e fazem de 0 a 50 quilômetros por hora em seis segundos.
Fiat Phylla é considerado o veiculo do futuro, e logo logo terá concorrencia poís logo logo BMW, Honda, Volkswagen e Toyota vão lançar carros semelhantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário