terça-feira, 9 de abril de 2013

Ajuda Sertão Nordestino

Deputado Federal Vilalba ajuda Sertão Nordestino 

Deputado Vilalba, destina recursos federais à Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba com o objetivo de ajudar a seca no sertão nordestino. 

A seca no Nordeste é um dos problemas sociais, mais graves do País, junto a isso temos a pobreza extrema, agravada com a alta natalidade. 

A falta de chuvas regulares nessa região vem causando durante muitos anos, as secas recorrentes em todo sertão. 

Para enfrentar o problema das secas que assolam a região e para tornar o Sertão, ou pelo menos parte significativa dele, efetivamente produtivo e inserido no contexto econômico regional e nacional, são necessários grandes investimentos em toda região. 

De acordo com especialistas, a recuperação de um período de estiagem tão longo e intenso só deve acontecer em uma década. Ações governamentais precisam ser cada vez mais eficientes para garantir o abastecimento de água. A seca entre o período de 2012-2013 já é considerada a pior em pelo menos 40 anos. 

Diante da necessidade de recuperação a média e longo prazo, existe um programa no Nordeste chamado de segunda água, que prevê a construção de cisternas com capacidade para 52 mil litros (que serviria para consumo animal), recuperação de 100% dos poços artesianos e criação de um programa para plantio da palma (vegetação da mesma família do cacto, que sobrevive a longos períodos de seca, mas serve de alimento para o rebanho). 


Deputado Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário