segunda-feira, 25 de março de 2013

GREPE A - A mudança de temperaturas ocasionaram um aumento significativo

Alertas contra a gripe no Sul
Waldir Canal pede campanhas em Porto Alegre
Publicado por Redação PRB em 20/03/2013

Porto Alegre (RS) - A mudança de temperaturas no Rio Grande do Sul e a chegada da estação outono ocasionaram um aumento significativo dos registros de crianças e idosos com resfriado ou gripe em diferentes estabelecimentos de saúde de Porto Alegre, na última semana. Por causa disso, o vereador Waldir Canal (PRB) oficializou pedido à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade para antecipação das campanhas de alertas contra a gripe H1N1 - doença respiratória ocasionada pelo vírus Influenza A.



Waldir Canal reforça que é preciso preparar os profissionais de atendimento na prestação de informações sobre a doença, como também, sobre o calendário de vacinação e alertas para os principais sintomas. Ele sugere ainda a divulgação de procedimentos cabíveis para evitar o contágio ou epidemia da gripe na cidade. "Campanhas de alertas e de precaução evitam correrias, superlotação em emergências hospitalares, ou maiores danos à saúde dos cidadãos", defende Canal lamentando a ausência de notícias sobre a mobilização da SMS para tratar do tema.

De acordo com o republicano, a divulgação abordaria procedimentos básicos como lavar as mãos, usar álcool gel, arejar ambientes, e cobrir a boca ao tossir ou espirrar, por exemplo. O vereador Waldir Canal é autor da Lei que estabelece obrigatoriedade de vacinação domiciliar aos idosos com dificuldade de locomoção. Além disso, todo o ano, ele distribui folhetos em diversas regiões contendo datas e locais de vacinação.

Já a Secretaria Estadual da Saúde atende por meio do número de telefone 150. A campanha nacional de vacinação contra a gripe, neste ano, ocorrerá entre os dias 15 e 26 de abril. As vacinas serão destinadas aos grupos prioritários: pessoas acima dos 60 anos, gestantes (e mulheres que deram a luz há até 45 dias), crianças maiores de 06 meses e menores de 2 anos, pessoas com indicação médica, profissionais da saúde e indígenas aldeados, de acordo com a SMS.

Edição Jamile Reis
Fonte e foto: Ascom Waldir Canal

Portal do PRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário