domingo, 30 de dezembro de 2012

Jaboatão destaques - Saúde, SAMU, IFPE,

Notícias
Prefeitura apresenta opção de terreno para o IFPE em Jaboatão Centro
O espaço fica nos terrenos da Usina Bulhões
Marcelo Ferreira
Por: Felipe Leite, em Desenvolvimento da Cidade

Representantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) conheceram na manha desta quinta-feira (27.12) mais uma opção de terreno para a construção do Campis de Jaboatão Centro. O terreno, localizado em área da Usina Bulhões, foi apresentado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, do município, Jackson Rocha. O próximo passo será dado nesta sexta-feira (28.12), com a entrega da planta do terreno e outras documentações.

“Estamos oferecendo mais esta opção para a construção da Escola Técnica do IFPE, haja vista a burocracia em torno da definição do terreno em Prazeres e, em fase da urgência, estamos apresentando um terreno com condições mais favoráveis em uma área de expansão, que já conta com uma Escola Técnica Estadual, a maior Escola Técnica do Senai do Norte e Nordeste, que está em construção. Essa área tem se tornado um polo forte na educação técnica. Além disso, essa ação favorece o desenvolvimento da parte oeste do município”, explicou Jackson Rocha.

___________________________

SAMU renova frota de ambulâncias
Jaboatão passará a ter nove veículos, entre unidades de suporte básico e avançada
Valter Andrade
Márcio Santana , em Saúde
1Fotode6

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Jaboatão dos Guararapes teve a renovação nesta semana de cinco ambulâncias em sua frota. Os novos veículos, doados pelo Ministério da Saúde (MS), irão ajudar na realização dos serviços de urgência na cidade. A última renovação dos automóveis ocorreu em 2010. O recomendável pelo órgão federal é a substituição dos carros a cada dois anos. 

De acordo com Luciete de Araújo, coordenadora de Assistência Especializada do município, a reestruturação das ambulâncias veio em bom momento. “Os carros que aqui se encontravam não estavam em suas melhores condições físicas. Agora, a expectativa é que apresentemos um atendimento rápido e mais eficiente”, destacou. 

Com as novas unidades, a frota jaboatanense irá funcionar com nove ambulâncias, sendo oito de suporte básico e uma avançada. O SAMU é um atendimento médico requisitado pelo paciente pelo número 192, em casos de emergências. A chamada é encaminhada para a central do Samu Metropolitano, no Recife, que encaminha a demanda para os municípios, orientando sobre os hospitais e unidades de saúde mais próximos. 

__________________________


Campanha distribui alimentos para cidades atingidas pela seca

Em 15 dias de ação, o projeto Jaboatão Solidário arrecadou nove toneladas de donativos que serão destinados para os municípios de Petrolândia e Afogados da Ingazeira
Valter Andrade
Márcio Santana , em Promoção da Cidadania
1Fotode6

A campanha “Jaboatão Solidário”, realizada pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes com o objetivo de arrecadar donativos para as vitimas da seca no Estado, teve seu desfecho na manhã desta sexta-feira (28/12). Foram mais de 15 dias de recolhimento distribuídos em nove pontos de arrecadação espalhados pela cidade. A ação solidária arrecadou nove toneladas de alimentos não-perecíveis, dos quais mais de 4.500 litros de água mineral. 

“A foi campanha foi um grande sucesso, atendendo as nossas expectativas. A ideia foi aproveitar a época de Natal para reverter toda sensibilidade natalina das pessoas e direcioná-la para uma situação de calamidade pública vivida por Pernambuco. Houve uma mobilização, uma resposta importante da população e dos servidores da Prefeitura para a realização dessas doações”, informou a secretária de Promoção da Cidadania do município, Ana Selma dos Santos. 

Para o prefeito de Jaboatão, Edir Peres, o saldo final do projeto foi positivo. “Nosso município não poderia ficar alheio aos problemas que assolam as cidades do sertão pernambucano. Quando essa campanha foi iniciada, o povo jaboatanense acreditou e o resultado está ai, essa grande quantidade de alimentos arrecadados que irão contribuir para amenizar o sofrimento do povo sertanejo”, ressaltou o gestor. 

Os alimentos serão destinados para as cidades de Petrolândia e Afogados da Ingazeira, ambas no sertão pernambucano. 


jaboatao.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário