Ritmos marcantes embalam campanhas dos republicanos
Brasília (DF) - A campanha eleitoral
já tomou conta das ruas das cidades. Passeatas, caminhadas, carreatas e
bandeiraços têm agitado as campanhas dos nossos candidatos em todo o
Brasil. E nada melhor para incrementar essa jornada do que o som dos
jingles dos candidatos.
Quem pensa que o jingle é apenas para divertir o eleitor e tornar a
campanha mais alto astral se engana. Especialistas afirmam que existem
estratégias que vão desde a escolha do ritmo, a composição, a
‘brincadeira’ com o nome e o número de legenda do candidato, até a de
desenhar a personalidade do candidato e suas propostas. Se tudo se
encaixa, cai no gosto popular e aí, vem o famoso efeito “não sai da
cabeça”.
O número de legenda dos candidatos a prefeito do PRB não poderia ser
melhor: 10. O número ganhou rima sem muito esforço e inspiração de
sobra. Mas, o que contagiou também foram os ritmos populares que
ganharam a preferência da maioria dos candidatos.
Da capital baiana não podia sair um ritmo diferente. O candidato a
prefeito de Salvador (BA), Márcio Marinho, lançou o jingle “Eu vou votar
no 10”, ao ritmo baiano arrocha, que incendiou o Brasil inteiro desde
quando foi criado em 2001. Marinho também lançou jingles com os
contagiantes ritmos axé e pagode, que encantam e arrastam verdadeiras
multidões pelas ruas de Salvador, principalmente no carnaval. O slogan
da campanha é “Bote fé”, em referência a uma expressão popular na Bahia.
Já o candidato a prefeito de Canindé
de São Francisco (SE), Heleno Silva, apostou no forró elétrico e no
forró tradicional. Este último, cantado e produzido pessoalmente por uma
das maiores vozes nordestinas, o sanfoneiro, compositor e cantor,
Dominguinhos.
“Heleno meu prefeito, Heleno a gente quer. Voto 10 para vencer, pois só
Heleno vai fazer um novo tempo para Canindé” é o refrão entoado por
Dominguinhos, que deu o tom nordestino para a campanha do defensor do
homem do campo em Brasília, como é conhecido Heleno Silva, por sua luta e
trabalho como parlamentar.
Lá em Boa Vista (RR), o brega foi o ritmo escolhido pelo candidato a
prefeito Mecias de Jesus, que deixou a campanha com a cara do povo
boa-vistense. No corpo a corpo com o eleitor, Mecias conquista a atenção
não só por sua presença, que é inconfundível, mas pela alegria
contagiante da militância
que o acompanha sempre empunhando bandeiras ao som do refrão do seu
jingle: “Eu voto em Mecias. O povo quer Mecias. Boa Vista precisa. Meu
voto é 10”.
No município mineiro de Contagem, o jingle pop embala a campanha do
candidato a prefeito George Hilton. A campanha do republicano traz a
inovação como tema principal e inspirou a composição da letra. “Pro
futuro ser 10. Pra saúde ser 10. É 10 da esperança. 10 na educação. 10
na administração. É 10 na segurança”, diz um trecho. George Hilton tem
disponibilizado diariamente, no You Tube, um resumo de sua agenda de
campanha, sinalizando o tom de transparência que terá sua gestão.
O pop também foi eleito pelo candidato a prefeito de São Paulo, Celso
Russomanno. “O novo que vai chegar”, diz o refrão entoado por uma
batida leve e jovem. A letra do jingle fala em compromisso, seriedade,
trabalho e defesa do povo paulistano, marcas registradas da campanha do
republicano, que conta com o apoio da coligação “Uma nova história para
São Paulo”. O candidato disponibilizou um vídeo que ilustra bem a letra
do jingle de sua campanha e invadiu as redes sociais.
Para conferir os jingles dos republicanos, acesse agora mesmo o canal do PRB no You Tube:
Heleno SilvaCelso Russomanno
George Hilton
Mecias de Jesus
Márcio Marinho
Por Helen Assumpção
Fotos: Facebook dos candidatos
Portal do PRB
Nenhum comentário:
Postar um comentário