segunda-feira, 23 de abril de 2012

Comissão aprova projeto que reduz “carga” do trabalhador

Comissão aprova projeto que reduz “carga” do trabalhador


Texto foi apresentado pelo senador Marcelo Crivella, hoje ministro da Pesca

 Ler Mais+



 




Publicado por Redação PRB em 19/04/2012 às 9h24
BRASÍLIA (DF) – A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou um projeto do senador Marcelo Crivella (atual ministro da Pesca e Aquicultura), que reduz para 30 quilos o peso máximo que um trabalhador pode remover em sua atividade laboral. A aprovação na comissão foi uma verdadeira batalha, com os parlamentares contrários à matéria usando todos os instrumentos regimentais para obstruir o processo. No final, a mobilização da bancada republicana, representada pelos deputados Vitor Paulo (RJ), Márcio Marinho (BA) e Vilalba (PE) acabou obtendo a vitória para os trabalhadores.
 
 O projeto será agora encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, antes de ser submetido ao plenário. A matéria altera o caput do artigo 198 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que prevê o peso máximo de 60 quilos. Em sua justificativa pela redução do peso, Crivella alerta que a lei já possui mais de meio século de existência, tendo sido criada em uma época na qual era incipiente a utilização de mecanismos de transporte de materiais, como empilhadeiras ou esteiras rolantes.

“Estudos recentes da área de ergonomia relacionada à Medicina do Trabalho não mais recomendam a manutenção do peso estabelecido pela CLT, que se encontra desatualizado diante das recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovadas e vigentes no Brasil desde 1971”, justificou Crivella.

Por Paulo Gusmão

Foto: Douglas Gomes



Portal do PRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário