sexta-feira, 9 de março de 2012

Criminoso cria perfis falsos nas redes sociais

PEDOFILIA 

Criminoso cria perfis falsos nas redes sociais

Após ganhar a confiança da mãe, ele solicita fotografias do bebê com a fralda aberta

08/03/2012 21:22 - ROSÁLIA VASCONCELOS, do FolhaPE
 Mães abordadas alertam para as conversas e formas de aproximação do perfil falso. Ler Mais+
Os crimes na internet não têm limite, sobretudo quando não se sabe quem, de fato, está do outro lado da tela. Quer um exemplo? Está sendo compartilhado um post no Facebook do perfil de uma suposta “Carolina Mendes”, que se diz professora aposentada de educação infantil e aborda mães de crianças entre 1 e 3 anos (essencialmente meninos) oferecendo-se a ajudar no desfralde dos pequenos. Até então, nenhum problema, se não fosse a insistência da pessoa para que a mãe envie fotos da criança de fralda. Posteriormente, após ganhar a confiança da mãe, o fake (perfil falso) solicita fotografias do bebê com a fralda aberta, aparecendo a genitália.

Mas o pedófilo não apenas utiliza o nome “Carolina Mendes” para se aproximar das pessoas. “Vovó Carol” e “Fernanda K” também são outras denominações do criminoso (a). Em uma rápida pesquisa nos sites de busca da internet (veja abaixo a lista de alguns deles), é possível identificar diversas postagens desse perfil em endereços eletrônicos que trazem a temática do “desfralde”.


“A capa do Facebook era a foto do meu filho e isso deve ter chamado a atenção desse pedófilo. A primeira que o perfil Carolina Mendes me abordou foi no dia 1º de fevereiro. Não respondi. E, em menos de um mês, ele me abordou novamente. Daí, liguei meu radar: primeiro, pela insistência, pois ela me dava mil e um argumentos para que eu a adicionasse. Segundo, porque meu filho não está em idade de desfralde. Ao conversar com outras mães, em outros ambientes virtuais dos quais participo, elas me alertaram sobre a atuação dessa pessoa”, conta uma das mães abordadas através do Facebook, que preferiu não se identificar.


Inicialmente ela já desconfiou que se tratava de um pedófilo. Com as pesquisas online, descobriu que o criminoso age da mesma forma, com as mesmas conversas, com os mesmos nomes, desde 2009, através de redes sociais como Orkut, sobretudo em comunidades, e abordando perfis de mães do Brasil e do mundo no Facebook (o pedófilo fala muito bem a língua inglesa). Além dos blogs direcionados às mamães, claro. Nem todas as mães se atentam para o fato de que pode ser um pedófilo quem está por trás daquele perfil. Algumas acham que pode ser apenas uma pessoa maluca.


“O que é mais curioso é que a pessoa não cobra pela ajuda, insiste em ajudar e pede muitas desculpas. E ela é insistente e chata, sobretudo em relação às fotos. Se você está online para bate-papo, ela logo vem falar com você, solicita o tempo todo a sua ajuda”, conta outra mãe, que chegou a adicionar o perfil de “Carolina Mendes” para bater papo e reunir provas. Muitas mães já denunciaram a ação à Polícia Federal.


Algumas perguntas, contudo, incomodam às mães (sobretudo aquelas que enviaram, inocentemente, as fotografias de seus filhos). Ttrata-se de uma rede de pedofilia ou da mesma pessoa? O que fazem e para onde foram essas fotos? Quais os objetivos com essa prática? Quando as autoridades vão agir para punir esse tipo de crime e seus autores?


Veja alguns links de como atua o (a) criminoso (a)


Perfil no Facebook de Carolina Mendes
, que parece ter sido desativado ontem;
- Perfil no Orkut, também desativado após campanha nas redes sociais;
- Comunidade Pediatria Radical, do Orkut
- http://brasil.babycenter.com/thread/37391/muito-cuidado-com-isso-trata-se-de-um-pedofilo
- http://aprendendocomamalu.blogspot.com/2012/01/desfralde-onde-estou-errando.html
- http://foruns.pinkblue.com/archive/index.php/t-2524776.html
- http://www.mamaeecia.com.br/fraldas/
- http://meuquarteto.blogspot.com/2012/02/o-tal-do-desfralde.html
- http://www.e-familynet.com/phpbb/viewtopic.php?t=342079&postdays=0&postorder=asc&start=80
- http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=57774810&tid=5295962025200312589&na=3&npn=4&nid=57774810-5295962025200312589-5653366354100053312
- http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100405104426AAp0PSX
- http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=1651309&tid=5650419658598639752

Emails com os quais o pedófilo aborda as mães:

- vovocaroledaniel@hotmail.com - Vovó Carol ou Carolina Mendes

- bieldetmi@hotmail.com - Fernanda K.
- ferandbiel@hotmail.com - também dessa Fernanda


Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário