terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tragédia no Rio deve acelerar tramitação de projeto


Tragédia no Rio deve acelerar tramitação de projeto

Proposta de Marcelo Crivella torna obrigatória vistoria de prédios com mais de 30 anos

Publicado por Redação PRB em 31/01/2012 às 11h13

BRASÍLIA (DF) – Veículos de imprensa e blogs de jornalistas lembraram o projeto do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que determina inspeções a cada cinco anos em edificações de uso coletivo com mais de 30 anos e que está em tramitação no Congresso. Segundo a mídia, o projeto do parlamentar republicano, se já estivesse aprovado, poderia ter evitado a tragédia da queda de três prédios no Centro do Rio de Janeiro.

Segundo as publicações, o episódio na capital fluminense deve motivar a tramitação do projeto, em regime de urgência, que está na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. Em sua justificativa para a criação do Laudo de Inspeção Técnica de Edificação, o senador lembra que o objetivo é conferir as estruturas de edifícios com mais de 30 anos, já que depois desse tempo é normal a influência de condições climáticas e o desgaste de pilares, colunas, vigas e lajes.

Segundo Crivella, que é engenheiro, o projeto tem três aspectos importantes: a segurança das pessoas, a movimentação da engenharia civil e, por último, a renovação arquitetônica das cidades. “Prédios com mais de 50 anos têm uma arquitetura superada. Então, se tiverem colapso das estruturas, eles ficam sem viabilidade econômica, podendo, inclusive, ser abandonados, como ocorre no Rio de Janeiro e em outras cidades do País. É importante ocupar a engenharia nacional no estudo dessas estruturas”, afirmou o senador do PRB em entrevista à coluna do jornalista Claudio Humberto.
 


Por Paulo Gusmão
Foto da tragédia no Rio: José Célio (Agência Unipress)
Portal do PRB


Nenhum comentário:

Postar um comentário