segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pernambuco - Super Postagem / Pernambuco.com / jornal

OAB oferece notícia-crime contra estudante que atacou nordestinos no Twitter

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
 | Preconceito



A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE) ofereceu hoje ao Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul (MPF-RS) uma notícia-crime contra Sophia Fernandes. No dia nove de dezembro, a estudante teria postado em sua página do Twitter mensagens caracterizadoras de racismo contra o povo nordestino. De acordo com a OAB, as palavras usadas violentaram o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.
Entre as mensagens postadas pela jovem no microbolog estão algumas como “o twitter ta virando vaso sanitário... muita merda twittando. (Oimacacos)-nordestinos-piauienses-cearenses..// “Sai do Twitter e vai cortar tua cana pra comprar teu arroz NORDESTINO”// “Tem que usar câmara de gás pra matar teu povo”// “O Nordestino é a própria sujeira”.
Para o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, a conduta configura o crime de racismo, que é imprescritível e inafiançável e de acordo com a Constituição Federal, prevê pena de dois a cinco anos de reclusão e multa.
“Sophia Fernandes que não conte com a impunidade para esse ato de desatino, próprio de pessoas ignorantes. Lembro que em novembro do ano passado, a estudante de Direito Mayara Petruso, do São Paulo, foi uma das responsáveis pela onda de manifestações de preconceito contra nordestinos, surgida na internet, após o anúncio da vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, nas eleições presidenciais”, disse o presidente da OAB-PE, lembrando a outra estudante que disse, também pelo Twitter: "Nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado".
Na época, a OAB-PE ofereceu notícia-crime no MPF-SP que denunciou a jovem pela prática do crime de racismo. Atualmente, Mayara Petruso responde a uma ação penal pública incondicionada na Justiça Federal daquele Estado, já tendo, inclusive, sido ouvida na ação que está, agora, em fase de instrução.
Além desses dois casos, a OAB-PE já atuou em outros, como o dos internautas Amanda Régis Marcelino e Lucian Farah, de Santa Catarina, que atacaram os nordestinos após um jogo entre Flamengo e Ceará. Em outra situação, Gabriel Resende e Rodrigo Rech, de Minas Gerais, pelo Orkut, foram responsáveis por mensagens preconceituosas na ocasião do vazamento de parte da prova do Enem no Ceará e no caso da comunidade “Eu Odeio Nordestino”, hospedada no Orkut.
Do Diario de Pernambuco

Trade de Gravatá e Triunfo aposta em natal temático para aquecer economia
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
| Turismo

Gravatá e Triunfo se preparam para receber um grande número de visitantes neste fim de ano, com programações em referência ao período natalino. Motivados pela programação cultural e pelas possibilidades de descanso, os turistas devem seguir para o interior do estado e aumentar o faturamento de hotéis e restaurantes até o início de janeiro. Segundo estimativas da Empetur, o número de turistas no estado no mês de dezembro deve ser até 12% superior ao de 2010.

“Além de Triunfo e Gravatá, as cidades da Região Metropolitana também atraem visitantes. Para o interior, a maior proporção é de pernambucanos, mas também percebemos a presença de muita gente de outros estados do Nordeste”, ressalta Luciana Fernandes, diretora comercial da Empetur.

Em Triunfo, no Sertão, a 411 quilômetros do Recife, são esperados 70 mil visitantes de 17 deste mês a 2 de janeiro. O prefeito Luciano Bonfim explica que os hotéis e pousadas estão com as reservas esgotadas e que o fluxo deve ser de 14 mil pesoas por dia para acompanhar a programação cultural elaborada em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o governo do estado.

“A cidade tem 15 mil habitantes e 800 leitos em hotéis e pousadas. Neste ano três novas pousadas foram inauguradas e vamos ter um fluxo de 400 mil turistas, de janeiro até agora”, comemora Bonfim. Na programação de Triunfo estão uma ópera, uma cantata natalina e apresentações de corais. Além do Natal, a cidade tem programação durante todo o ano. Depois do Carnaval, seguem São João e São Pedro e os festivais de Inverno (julho), Cinema (agosto) e o Triunfo Motofest (setembro).

Em Gravatá, pela primeira vez será montado o espetáculo Sonhos da Pastorinha Diana – que envolve apresentação teatral, circense, dança e jogo de luzes. O projeto quer atrair para o Agreste um público semelhante ao que segue para Gramado, no Rio Grande do Sul, onde o tradicional Natal Luz atrai milhares de visitantes.

O projeto está sendo desenvolvido pelo artista italiano Valerio Festi, responsável por apresentação semelhante, o Ensaio sobre a Beleza, no Rio de Janeiro, na abertura do Momento Itália-Brasil, em outubro. A encenação contará com 80 artistas. As apresentações serão nos dias 16, 17, 18, 22, 23, 24 e 25 de dezembro.

“Estamos organizando tudo e facilitando o trabalho da equipe de artistas, bailarinos e malabaristas. A previsão é que até 15 mil pessoas por dia venham assistir à apresentação; a maioria num esquema que chamamos de bate-volta”, diz o secretário de Turismo de Gravatá, Ricardo Guerra.

As agências de viagem estão vendendo duas opções de pacotes turísticos. Uma com saída pela manhã e programação durante o dia até a hora do espetáculo (19h às 20h40) e retorno em seguida. A segunda, com saída às 14h, acompanha a apresentação, seguida de jantar e retorno.

“Os hotéis já têm uma ocupação excelente nesta época do ano. Com o espetáculo, podemos chegar em 100% e também movimentar a cidade de uma forma semelhante ao que acontece com Fazenda Nova, com os turistas vindo para passar o dia e voltando para suas cidades em seguida, ou para municípios vizinhos”, explica o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), Eduardo Cavalcanti.

Acreditando no sucesso do espetáculo, a Empetur fez divulgação do “Sonhos da Pastorinha Diana” nos estados nordestinos, com boa repercussão.
Do Diario de Pernambuco

 
UPE divulga gabaritos definitivos do vestibular 2012
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
 | Respostas


A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou no inicio da tarde de hoje os gabaritos definitivos dos três dias de provas do vestibular da instituição. De acordo com a coordenação do concurso, recursos aprovados causaram uma alteração no primeiro dia e três no segundo dia de provas. A comissão anunciou, ainda, as respostas a todos os recursos por dia, área do conhecimento e questão.
Dos 39.345 candidatos inscritos, 7.762 candidatos faltaram ao concurso. O número é o soma dos três dias de provas, com uma taxa final de abstenção de 19,73%. De acordo com a Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da UPE 46 candidatos foram eliminados nos três dias de aplicação de provas.
Confira os gabaritos:



Do Diario de Pernambuco


Festival gastronômico agita Fernando de Noronha a partir desta segunda
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
 | Sabores

Festival gastronômico agita Fernando de Noronha a partir desta segunda. Imagem: Eudes Souza/Divulgação
Eudes Souza/Divulgação

Até o próximo dia 25 de dezembro, o arquipélago paradisíaco de Fernando de Noronha vai roferecer um motivo a mais par receber os turistas. É o Festival Gastronômico Sabores da Ilha, que vai reunir 21 empreendimentos, entre bares e restaurantes do local. Os proprietários receberam capacitação e consultorias in loco com as consultoras Luciana Sultanum e Renata Valença para a preparação dos pratos que serão degustados durante o festival.

Durante o festival, o público poderá encontrar um prato diferenciado desenvolvido por um chef especialmente convidado. O trabalho envolve ainda a produção do Guia de Restaurantes Sabores de Pernambuco, com roteiros específicos para cada município participante do festival – este ano são oito, totalizando a participação de 130 bares e restaurantes do Litoral ao Sertão do estado. O evento tem o apoio da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) no trabalho de qualificação dos empreendimentos participantes e na organização dos festivais nos municípios e no território de Fernando de Noronha.
Do Diario de Pernambuco

Comitês populares denunciam remoções forçadas nas cidades que vão receber a Copa
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
 | Obras


As obras de preparação para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 já provocaram, pelo menos, 21 casos de remoção forçada de moradores em sete capitais, de acordo com o dossiê Megaeventos e Violações de Direitos Humanos no Brasil. O documento, divulgado hoje (12) pela Articulação Nacional de Comitês Populares da Copa, traz relatos de desalojamentos irregulares em Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os comitês populares são organizações formadas a partir da união de movimentos sociais, acadêmicos e organizações políticas para fiscalizar e denunciarse abusos e ilegalidades relacionados aos megaeventos esportivos que o Brasil vai receber nos próximos anos.
Segundo o relatório, as ações de desocupação de comunidades e famílias são marcadas pela arbitrariedade. “São aplicadas estratégias de guerra e perseguição, como a marcação de casas a tinta, sem esclarecimentos, invasão de domicílios sem mandados judiciais, apropriação indevida e destruição de bens móveis”. O dossiê estima que até 170 mil pessoas possam ser removidas para dar espaço a empreendimentos de infraestrutura ligados aos eventos esportivos.
Na capital paulista, o levantamento destaca a construção do Parque Linear Várzeas do Tietê, que prevê a abertura de uma avenida entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e o futuro estádio do Corinthians, em Itaquera (zona leste), arena que abrigará a partida de abertura do Mundial de 2014. De acordo com o documento, mais de 4 mil famílias já foram removidas do local “sem serem consultadas sobre a implantação do parque e sem saber para onde iriam”. Ainda segundo o relatório, na mesma região, mais 6 mil famílias vivem na expectativa de também ter de deixar as casas.
Os depoimentos colhidos pelo comitê popular acusam a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana de usar força excessiva para expulsar moradores da Chácara Três Meninas, área contígua ao parque, sem aviso prévio.
Também na zona leste paulistana, o relatório denuncia o despejo em curso de 2 mil moradores da Favela do Jardim São Francisco. “A população reclama que não há mandado judicial, que não foi incluída em programas habitacionais e que os lotes são legais em virtude do fato de terem direito à concessão de uso especial para moradia”, destaca o texto.
O desalojamento da comunidade está relacionado, de acordo com o relatório, a um projeto de urbanização previsto para ser concluído em 2020. Além disso, a favela também está na região onde será construída o Complexo Viário Jacu-Pêssego, que vai ligar o Aeroporto Internacional de Guarulhos ao Porto de Santos.
No Jardim Paraná, zona norte da capital, o dossiê alerta para o risco de mil das 9 mil famílias que ocupam a área desde 1994 serem removidas para a construção do Trecho Norte do Rodoanel. O documento destaca, no entanto, que “nenhum morador recebeu intimação ou algum comunicado oficial sobre as obras”.
Em nota, a Polícia Militar (PM) de São Paulo rebateu a acusação e garantiu que não participou da remoção de famílias na Chácara Três Meninas. De acordo com a nota, PMs participaram apenas de uma ação de reintegração de posse no Jardim Pantanal, em 2009. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana está aguardando informações da subprefeitura responsável pela área onde teriam ocorrido as supostas desapropriações denunciadas no dossiê dos comitês populares. A Guarda Civil Metropolitana alegou que os agentes apenas dão suporte às operações da Polícia Militar.
Da Agência Brasil


Principal candidata a capital do estado do Tapajós, Santarém amanhece de luto
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
 | Plebiscito


A prefeita do município de Santarém, Maria do Carmo Martins, decidiu hoje (12) decretar luto oficial de um dia na cidade, após o anúncio do resultado do plebiscito que manteve o estado do Pará sem divisões. Na cidade, que seria a futura capital do estado do Tapajós, 98% se declararam a favor da divisão. As bandeiras de Santarém estão a meio mastro. E, na fachada do centro comercial, vários empresários estão colocando tarjas pretas na frente das lojas.

Para Olavo das Neves, um dos líderes do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós, “as pessoas estão muito tristes, mas conscientes de que a região fez seu papel”. “Foi muito forte, durante a campanha, [a ideia de] que esse movimento era coisa de meia dúzia de políticos de Santarém, mas, como 98% dos eleitores da cidade disseram ‘sim’, esse argumento foi desmentido. A capital [Belém] não entendeu as nossas necessidades e isso é o que mais machuca. Esse resultado não é o final da história é só mais um capítulo”, defendeu o empresário.

A Câmara de Vereadores vota, neste momento, uma moção de repúdio ao estado do Pará, ao governador, Simão Jatene (PSDB), e ao vice-governador, Helenilson Pontes. “Esta moção representa o nosso descontentamento com o governo do estado e com o vice. Simão Jatene influenciou no processo fazendo campanha pelo ‘não’. Já o vice-governador, que é filho de Santarém, se omitiu no processo”, disse o vereador Reginaldo Campos (PSB).

Políticos e lideranças da cidade têm várias reuniões programadas para hoje (12) com o intuito de avaliar o resultados do plebiscito. Entre as medidas que já estão sendo estudadas está um projeto para a transferência da capital do estado para o interior. Outra reivindicação é a descentralização da estrutura de Estado que hoje é toda concentrada em Belém.

Ontem (11), os paraenses foram às urnas para votar na proposta que dividia o estado. Pelo resultado, 66,6% dos eleitores rejeitaram a criação dos estados de Carajás e do Tapajós, enquanto 33,4% se disseram favoráveis.

Da Agência Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário