segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

IMIP inaugura 1º Banco Multitecidos do Norte/Nordeste nesta segunda-feira

IMIP inaugura 1º Banco Multitecidos do Norte/Nordeste nesta segunda-feira

Do NE10
 
O Hospital IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) inaugura nesta segunda-feira (19), às 17h, o 1º Banco Multitecidos (BMT) do Norte/Nordeste do país. O BMT abrigará um Banco de Pele, um Banco de Tecido Musculoesquelético e um Banco de Tecido Ocular Humano em uma área de 200 m². O evento contará com a presença do ministro da saúde, Alexandre Padilha, e do secretário de saúde, Antonio Carlos Figueira.

O Banco de Pele terá como objetivo atender prioritamente à população do Estado e da Região Nordeste que sejam vítimas de acidentes por queimaduras, disponibilizando todo o atendimento necessário de acordo com a gravidade da situação. Já o Banco de Tecido Ocular Humano promoverá a captação, avaliação e armazenamento do tecido ocular, principalmente córneas, garantido a conservação e qualidade do tecido para realização de cirurgias oftalmológicas.

Por fim, O Banco de Tecido Musculoesquelético terá como objetivo principal fornecimento  de ossos, cartilagens, ligamentos e tendões para cirurgias em diversas especialidades, visando melhorar a qualidade de vida dos receptores. O uso desses tecidos é indicado para pacientes com tumores ósseos, traumas, cirurgias de coluna, cirurgias bucomaxilo-faciais, cirurgias de reparação de tendões e todos os procedimentos cirúrgicos que necessitem grande quantidade de enxerto ósseo.

Para a ampliação do serviço, o hospital pretende realizar campanhas educativas , conscientizando a população e estimulando a doação dos multitecidos. Inicialmente, o BMT do Imip espera receber tecidos de 50 doadores por ano e processar cerca de 75 mil cm² de pele. Esse estoque é suficiente para tratar cerca de 50 pacientes anualmente.

As instalações do Banco de Multitecidos do IMIP contarão com Sala Administrativa, Sala de Reuniões, Sala para recepção de tecidos, Sala de Guarda de Materiais, Vestiário de Barreira, Sala de Processamento de Tecidos, Antecâmara, Área para avaliação dos tecidos, Sala de Armazenamento de Tecidos e Sala de Liofilização/Criopreservação. O investimento do Ministério da Saúde foi de R$ 2 mi, obedecendo aos padrões internacionais de recepção, processamento e armazenamento de tecidos.

DADOS - A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a existência de um Banco de Pele para cada município com pelo menos 500 mil habitantes. No Brasil, a quantidade é defasada. Há apenas três bancos de pele e apenas o da cidade de Porto Alegre (RS) está em pleno funcionamento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras, cerca de um milhão de pessoas são vítimas de queimaduras todo ano no país. Entre estes números, 5 a 10 mil deveriam ser tratadas com os recursos de um Banco de Pele. Em média, são necessárias as peles de três doadores para o tratamento de uma vítima de grande queimadura.


NE10 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário